Perspectivas no ensino gramatical da lingua portuguesa

  • Vera Lúcia Lins Sant’Anna PUC Minas
  • Ana Carolina Martins de Paiva Lima PUC Minas
  • Daniela Conegundes de Melo PUC Minas
  • Guilherme Coura Pereira Chaves PUC Minas
  • Jean Douglas Martins Barbosa Dias PUC Minas
Palavras-chave: Ensino. Estudo. Português. Língua, gramática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo esclarecer questões acerca do ensino da língua emsala de aula e desenvolver uma reflexão sobre o ensino e a utilização da gramáticana educação básica. Para compreendermos a situação atual em que nosencontramos, faz-se necessário nos reportarmos ao passado e distinguirmos algunsconceitos que acabam por vezes se fundindo. Através dessas reflexões, analisamoso ensino atual e sugerimos práticas educacionais que transformem o ensino dalíngua em algo mais ativo e efetivo. Para isso, contamos com contribuições degrandes estudiosos do campo da linguística e da pedagogia. Neste artigo pretendesetambém sugerir práticas educacionais que criem elos entre os alunos e oconteúdo aplicado, desenvolvendo suas habilidades de relacionar o mundo em quevivem com as práticas vivenciadas no ambiente escolar, empreendendo novasperspectivas do campo linguístico para a prática docente, buscando novasconcepções pedagógicas para o ensino mais eficiente da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lins Sant’Anna, PUC Minas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.
Ana Carolina Martins de Paiva Lima, PUC Minas
Aluna do 5º Período de Letras PUC Minas.
Daniela Conegundes de Melo, PUC Minas
Aluna do 5º Período de Letras PUC Minas.
Guilherme Coura Pereira Chaves, PUC Minas
Aluno do 5º Período de Letras PUC Minas.
Jean Douglas Martins Barbosa Dias, PUC Minas
Aluno do 5º Período de Letras PUC Minas.
Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS