Perspectivas no ensino gramatical da lingua portuguesa
Palavras-chave:
Ensino. Estudo. Português. Língua, gramática.
Resumo
Este artigo tem como objetivo esclarecer questões acerca do ensino da língua emsala de aula e desenvolver uma reflexão sobre o ensino e a utilização da gramáticana educação básica. Para compreendermos a situação atual em que nosencontramos, faz-se necessário nos reportarmos ao passado e distinguirmos algunsconceitos que acabam por vezes se fundindo. Através dessas reflexões, analisamoso ensino atual e sugerimos práticas educacionais que transformem o ensino dalíngua em algo mais ativo e efetivo. Para isso, contamos com contribuições degrandes estudiosos do campo da linguística e da pedagogia. Neste artigo pretendesetambém sugerir práticas educacionais que criem elos entre os alunos e oconteúdo aplicado, desenvolvendo suas habilidades de relacionar o mundo em quevivem com as práticas vivenciadas no ambiente escolar, empreendendo novasperspectivas do campo linguístico para a prática docente, buscando novasconcepções pedagógicas para o ensino mais eficiente da língua.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).