A contribuição da música na construção do conhecimento Na educação infantil

  • Ana Claudia de Freitas PUC Minas
  • Ana Tânia Lana PUC Minas
  • Kevne de Souza Nunes PUC Minas
  • Maryelen Fernanda de Paula PUC Minas
  • Poliana Emilia Fraga PUC Minas
  • Vineusa Lopes de Souza PUC Minas
Palavras-chave: Música. Aprendizagem. Musicalização. Desenvolvimento. Educação Infantil.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a música e a musicalizaçãocomo elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e aintegração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com aaprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico,psicomotor e socioafetivo da criança na educação infantil, apresenta ainda opapel da música na educação, não apenas como experiência estética, mastambém como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumentopara tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando oconhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seuconhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sugere que a escola deveoportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novosestilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado,permitindo que o aluno se torne mais crítico. Sendo assim, busca-se com estapesquisa contribuir para um aprofundamento sobre questão da InteligênciaMusical, e apresenta alguns motivos pelos quais ela deve ser melhorconsiderada no currículo escolar. Por fim, indica a música como um elementoimportante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração e ainclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Freitas, PUC Minas
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1994), pós graduada em Ergonomia Aplicada à Saúde do Trabalhador pelo IEC_PUCMinas, Especialista pelo Método Cadeias Musculares e Fisioterapia Aquática. Atualmente é docente da Faculdade Pitágoras, ministra a disciplina de Recursos Terapêuticos - Hidroterapia. Sócia fundadora da Fator Humano Consultores Associados, promove consultoria e treinamento em desenvolvimento comportamental em empresas. Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em docência, atuando principalmente no seguinte tema: Hidroterapia, Ergonomia, Geriatria, Supervisão de estágio ambulatorial.
Ana Tânia Lana, PUC Minas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2014).
Kevne de Souza Nunes, PUC Minas
Bolsista de Apoio Tecnico/FAPEMIG. Na Fundação Ezequiel Dias. Atualmente trabalho na esterelização de materiais e reagentes para cultura de celulas in vitro.
Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC