A contribuição da música na construção do conhecimento Na educação infantil
Palavras-chave:
Música. Aprendizagem. Musicalização. Desenvolvimento. Educação Infantil.
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a música e a musicalizaçãocomo elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e aintegração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com aaprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico,psicomotor e socioafetivo da criança na educação infantil, apresenta ainda opapel da música na educação, não apenas como experiência estética, mastambém como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumentopara tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando oconhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seuconhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sugere que a escola deveoportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novosestilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado,permitindo que o aluno se torne mais crítico. Sendo assim, busca-se com estapesquisa contribuir para um aprofundamento sobre questão da InteligênciaMusical, e apresenta alguns motivos pelos quais ela deve ser melhorconsiderada no currículo escolar. Por fim, indica a música como um elementoimportante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração e ainclusão social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).