As práticas educativas no ensino religioso: em busca de uma educação humanística e transformadora

  • Paulo Victor Morais Xavier PUC Minas
  • Stella Aparecida Rodrigues PUC Minas
  • Valéria Gomes Rodrigues Silva PUC Minas
  • Vanderléa Antônia Aparecida Rodrigues PUC Minas
  • Viviane Messias PUC Minas
Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação.Formação docente.

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de discorrer sobre a história doEnsino Religioso no Brasil. Buscamos analisar a formação da disciplina nasescolas, sobretudo o seu aspecto metodológico e a formação legal no currículoescolar. Procuramos entender como a disciplina do Ensino Religioso, analisadacomo área do conhecimento, auxilia o sujeito na formação integral visando umaeducação humanística e libertadora. Optamos por desenvolver a pesquisa emcaráter investigativo, onde concluímos que a escola é um mundo demultiplicidade cultural e religioso, e que o respeito mútuo e conhecimento temsido um fator determinante no que se refere à formação integral do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Gomes Rodrigues Silva, PUC Minas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2014). Tem experiência na área de Educação.
Vanderléa Antônia Aparecida Rodrigues, PUC Minas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2014).
Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC