O processo ensino aprendizagem do aluno com autismo na Escola comum e na escola especial

  • Cristiane Teixeira do Amaral Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS
  • Daniana Rodrigues de Matos Silveira PUC Minas
  • Gabriela Ruana Gomes de Oliveira Martins PUC Minas
  • Jani Antonia Fernandes PUC Minas
  • Raquel Vasconcelos de Melo PUC Minas
Palavras-chave: Autismo. Processo Ensino Aprendizagem. Estudo de Caso

Resumo

A presente pesquisa configura-se em dois estudos de caso, com olevantamento de duas realidades. A realidade do processo ensinoaprendizagem do aluno com autismo matriculado na escola comum e na escolaespecial. O objetivo primordial consiste em analisar como se dá o processo deensino aprendizagem desses alunos nas duas modalidades. Dentro disso,observamos e investigamos alguns pontos que são de suma importância e queinterferem fortemente nesse processo que são: a importância da formação doprofessor, a relação entre professor/aluno e aluno/aluno nas duas modalidadesde ensino, as práticas de ensino que são desenvolvidas em ambas e qualambiente promove a qualidade de permanência e apoio a esses alunos.Participaram da pesquisa, além dos dois alunos em questão, os pais, aprofessora e a pedagoga das escolas dos mesmos. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com gravação de áudio para coleta de dados específicos,visando conhecer os envolvidos nesse processo, algumas de suas concepçõese perspectivas. Os resultados mostram que cada modalidade de ensinoapresenta um contexto específico. O trabalho desenvolvido na escola especialé voltado para a individualidade do aluno, ressaltando suas limitações edificuldades. O mesmo não foi verificado na escola comum, pois nela, tudo éigual para todos. A necessidade de atendimentos especializados comprofissionais da área da saúde se mostrou de extrema importância everificamos que esses atendimentos proporcionaram evoluções significativaspara o desenvolvimento cognitivo e social dos dois alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Teixeira do Amaral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS
Pós graduada MBA Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela IBPEX, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Profissional com experiência em empresas multinacionais de grande porte de diferentes áreas: telecomunicações, tecnologia da informação, instituição financeira, varejo e instituição educacional e em departamentos distintos: controladoria, contabilidade, controles internos e auditoria interna, crédito e cobrança, análise de balanços, financeiro (contas a pagar e receber), conseguindo assim, uma visão global de mercado. Quando na convivência com superiores e pares estrangeiros adquiri grande desenvoltura em lidar com diferentes culturas e métodos de trabalho, quando com subordinados e pontas proporcionou-me trabalhar coordenação de equipes, empatia e diversificar conhecimentos. Atualmente Servidora Federal IFSul - Inst. Federal Sul Rio Grandense - Campus Charqueadas nomeada Contadora desta instituição. -> Contadora com CRC-RS -> Conhecimentos em ERP: Oracle, SAP, Microsiga, Sispro, GVdasa, Gemco. Além de ótimos conhecimentos em excel avançado.
Raquel Vasconcelos de Melo, PUC Minas
Pedagoga com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais, pela PUC Minas. Técnica em Braille do Núcleo de Apoio a Inclusã da PUC Minas.
Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC