O processo ensino aprendizagem do aluno com autismo na Escola comum e na escola especial
Palavras-chave:
Autismo. Processo Ensino Aprendizagem. Estudo de Caso
Resumo
A presente pesquisa configura-se em dois estudos de caso, com olevantamento de duas realidades. A realidade do processo ensinoaprendizagem do aluno com autismo matriculado na escola comum e na escolaespecial. O objetivo primordial consiste em analisar como se dá o processo deensino aprendizagem desses alunos nas duas modalidades. Dentro disso,observamos e investigamos alguns pontos que são de suma importância e queinterferem fortemente nesse processo que são: a importância da formação doprofessor, a relação entre professor/aluno e aluno/aluno nas duas modalidadesde ensino, as práticas de ensino que são desenvolvidas em ambas e qualambiente promove a qualidade de permanência e apoio a esses alunos.Participaram da pesquisa, além dos dois alunos em questão, os pais, aprofessora e a pedagoga das escolas dos mesmos. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com gravação de áudio para coleta de dados específicos,visando conhecer os envolvidos nesse processo, algumas de suas concepçõese perspectivas. Os resultados mostram que cada modalidade de ensinoapresenta um contexto específico. O trabalho desenvolvido na escola especialé voltado para a individualidade do aluno, ressaltando suas limitações edificuldades. O mesmo não foi verificado na escola comum, pois nela, tudo éigual para todos. A necessidade de atendimentos especializados comprofissionais da área da saúde se mostrou de extrema importância everificamos que esses atendimentos proporcionaram evoluções significativaspara o desenvolvimento cognitivo e social dos dois alunos.Downloads
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Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
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