"Processos de inclusão/exclusão de estudantes com deficiência na escola comum: o papel do professor de apoio."
Palavras-chave:
Processos de inclusão/exclusão. Professor de Apoio. Escola Comum.
Resumo
Este trabalho realizou um estudo em duas escolas comuns da rede estadual deensino do município de Belo Horizonte, onde foram observadas duas estudantescom deficiência: a primeira, com Deficiência Intelectual e atraso psicomotor, e asegunda, com Paralisia Cerebral e dificuldade na aprendizagem, em processo deescolarização com Atendimento Educacional Especializado (AEE) na sala de aulacomum, por meio do professor de apoio. Seu objetivo geral é compreender o papeldesenvolvido pelo professor de apoio nos processos de inclusão/exclusão deestudantes com deficiência na escola comum. Tem como objetivos específicosverificar qual a formação do professor de apoio para atender aos estudantes comdeficiência; identificar quais aspectos da prática do professor de apoio influenciam,ou não, no processo de inclusão dos estudantes com deficiência; compreendercomo se dá a adaptação curricular e do material didático para esses estudantes;identificar se há disponibilidade de recursos, a fim de propiciar a construção doconhecimento; e, por fim, compreender a interlocução entre o professor de apoio e oprofessor regente, tendo em vista a inclusão efetiva dos estudantes com deficiência.O estudo parte das relações de ensino-aprendizagem propiciadas pelos professoresde apoio em atendimento às necessidades dos alunos incluídos nas salas de aulacomuns e do papel desenvolvido por esse profissional, contribuindo, ou não, para aconstrução do conhecimento e a inclusão desses sujeitos no espaço escolar. Asmetodologias utilizadas foram observação de campo e entrevista com osprofessores de apoio, os professores regentes, a coordenação/supervisãopedagógica, os estudantes ditos "normais" e os pais e/ou responsáveis pelosestudantes com deficiência. Os resultados mostraram que a escola comum não estápreparada para receber esses estudantes, uma vez que precisam se adaptar àproposta pedagógica e à estrutura física da instituição, e por seus recursos humanose materiais não atenderem às necessidades específicas do estudante. O professorde apoio atua nesse espaço em caráter emergencial, contribuindo parcialmente paraa formação e a inclusão dos estudantes com deficiência. A partir do papeldesenvolvido pelos professores de apoio nas escolas-campo observadas, foi possível constatar que os estudantes com deficiência, ainda que não hajaprofessores regentes e/ou profissionais efetivos nas escolas comuns com formaçãona área da educação especial, necessitam de um profissional para além doprofessor regente que os apoie não só na execução de atividades na sala de aulacomo também no desenvolvimento da autonomia e socialização no espaço escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).