A Biblioteca como Recurso Pedagógico: possibilidades e limites.

  • Bruna Raphaela Silva Ruas PUC Minas
  • Bruna Thais Dias Silva PUC Minas
  • Cíntia de Resende Clipe PUC Minas
  • Danielle de Souza Santos Oliveira PUC Minas
  • Iara Quirino Menezes PUC Minas
Palavras-chave: Biblioteca. Leitor. Bibliotecário.

Resumo

O principal foco deste trabalho consiste em evidenciar a necessidade e aimportância da biblioteca no ambiente escolar, baseando-se fundamentalmente naLei nº 12.244/2010, que exige a universalização das bibliotecas. Reitera-se que aeducação é um direito inalienável da cidadania e a biblioteca é uma ferramenta queauxilia na efetivação desse direito. Esse direito abrange as pessoas com deficiência.Reconhecendo que a biblioteca tem participação primordial na formação do alunoleitor, realizou-se um breve levantamento histórico da existência da Biblioteca noBrasil e também a história da inserção do Livro Didático na prática pedagógica dainstituição escolar. Especifica-se também a relevância do bibliotecário comomediador no incentivo à leitura e sua indispensável participação nos projetospedagógicos da escola.

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Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC