O colégio batista getsêmani à luz da educação por princípios: um estudo exploratório.

  • Letícia Cristina Silva Fernandes PUC Minas
  • Luana Leonel dos Reis PUC Minas
  • Mariana Alves Fonseca PUC Minas
Palavras-chave: Educação por Princípios. Protestantismo. Batistas.

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar a metodologia educacional e as práticaspedagógicas pautadas pela Educação por Princípios tendo como referência oColégio Batista Getsêmani. A partir desse objetivo, foi realizada pesquisabibliográfica a fim de obter melhor compreensão desse assunto, sendo necessário,então, conhecer um pouco a história do processo educacional no Brasil, do início dacolonização até os dias atuais, para, em seguida, verificar as entidadesconfessionais e filantrópicas nesse contexto. Verificou-se que o protestantismo naeducação contribuiu significantemente para se entender a presença das igrejascristãs (não católicas) no âmbito educacional. Houve, também, análise de fatoresque contribuíram para a transformação do sistema educacional e a expansão daeducação protestante. A partir disso, foi realizado levantamento histórico dosurgimento dos batistas e do colégio estudado nesta pesquisa, iniciativa que trouxenovas práticas para a educação e gerou maior atuação dos batistas nos camposeducacionais, momento em que os protestantes viram a necessidade de criar umaeducação que mantivesse a evangelização e o desenvolvimento pleno do aluno,surgindo, assim, a Educação por Princípios. Constatou-se que, na Educação porPrincípios, o foco principal é a formação humana, não só a formação escolar,utilizando princípios bíblicos e não a pregação de uma religião. Após pesquisabibliográfica, foi realizada atividade de análise no Colégio Batista Getsêmani, desdesua infraestrutura aos documentos referentes ao ensino. Entrevistaram-se quatroprofessoras a fim de compreender melhor as práticas desenvolvidas pelo colégioBatista Getsêmani. Foi possível contemplar que os conteúdos exigidos nosParâmetros Curriculares Nacionais não são ignorados, e que as práticasdesenvolvidas pela instituição são semelhantes às demais escolas privadasconfessionais. A diferença notada é vista em sua metodologia na abordagem dosconteúdos, pois, da mesma forma que os parâmetros curriculares não são ignorados, a instituição não ignora a filosofia do colégio, pautada pela Associação deEscolas Cristãs por Princípios.

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Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC