Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Pedagogia em Ação
Atual
Arquivos
Notícias
Política de Privacidade
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 17 n. 3 (2021): REVISTA PEDAGOGIA EM AÇÃO- EDIÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO POPULAR: horizontes freineanos
Publicado:
28-09-2021
EXPEDIENTE
1-4
PDF
APRESENTAÇÃO
Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes, Teodoro Adriano Costa Zanardi
5-6
PDF
EDITORIAL
Sérgio F. Oliveira
7
PDF
ARTIGOS/ARTICLES
"O" O USO DA TECNOLOGIA POR PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DAS NEVES
Paulo dos Santos Silva, Joice Stella de Melo Rocha
8-20
PDF
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA:
impactos nas práticas pedagógicas de professores/as do município do Rio Grande/RS
Charles da Costa Bandeira, Ketlyn de Oliveira Marques, Marcelo Dias Lemos, Samuel Silveira Pereira, Viviane Pereira Domingues, Luciana Toaldo Gentilini Avila
21-33
PDF
A APROPRIAÇÃO DO PRINCÍPIO DE RESPEITO AOS SABERES NA BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE
Carlos Eduardo Bittencourt Gomes, Luiz Fernando Ribas, Margarida Gandara Rauen (Margie)
34-43
PDF
A CONSTRUÇÃO DA MÍDIA POPULAR RÁDIO PRIMEIRO DE MAIO EM TEMPOS PANDÊMICOS:
um relato de experiência
Daniele Lopes Ferreira, Lucas Oliveira Alvares, Marcos Vinícius da Cruz Sant’Anna
44-52
PDF
ADAPTAÇÕES RAZOÁVEIS E CURRICULARES NO CONTEXTO PANDÊMICO:
desafios do ensino remoto para alunos com necessidades educacionais especiais
Marcela Almeida de Paula, Luiz Felipe de Souza Barbosa, Nivânia Maria de Melo Reis
53-62
PDF
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA:
desafios e perspectivas
Aliny Vitória Martins Cunha, Arabie Bezri Hermont, Mariana Queiroga Gomes, Nivânia Maria de Melo Reis
63-67
PDF
CONHECENDO A HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM FELICIDADE EM BELO HORIZONTE POR MEIO DAS VIVÊNCIAS DE UMA IDOSA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:
relato de uma experiência
Adrielly Nádia Silva Veiga, Joyce Luzia Chaves Dutra
68-76
PDF
CARTOGRAFIAS DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR:
Experiências de uma artista-docente
Alexandra Aparecida dos Santos Noronha, Fernando Luiz Zanetti
77-85
PDF
DA OPRESSÃO À LIBERTAÇÃO:
Quinhentas vidas transformadas pela alfabetização- conscientizadora promovida pela Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos
José Alex Trajano dos Santos
86- 94
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL:
a propósito das experiências de uma escola pública no município de Itaguara
Amanda do Carmo de Oliveira, Matheus de Oliveira Guimarães
95-108
PDF
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Anita Prado Nunes-da-Silva, Ana Claudia Demétrio Pereira, Charlene Aparecida Crespo Pereira, Daniele Pereira dos Santos Lucena, Dayane Aparecida Gouvêa, Ana Beatriz Carollo Rocha-Lima, Priscila Rodrigues de Campos
109-118
PDF
EXTENSÃO E INTERCULTURALIDADE:
ensino de língua portuguesa e cultura brasileira para crianças e adolescentes em condição de migração e refúgio
Liliane Francisca Batista, Marcela Almeida de Paula, Tamara Gonçalves Miranda
119-126
PDF
A QUESTÃO QUILOMBOLA PODE GANHAR VISIBILIDADE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) COMO METODOLOGIA ATIVA
Cristina Borges Guimarães, Scarlett Horrara Alves Fernandes
127-130
PDF
EDUCAÇÃO POPULAR EM RIBEIRÃO DAS NEVES:
Trajetória de formação docente a partir da experiência na educação de adultos
Roselita Soares de Faria, Aparecida Dias Terras Gomes
131-140
PDF
A PERSPECTIVA FREIREANA NA EDUCAÇÃO POPULAR:
Um estudo sobre as publicações brasileiras entre 2015-2017
Ana Flávia de Faria Colina, Vitor Fiuza Rocha, Lenise Maria Ribeiro Ortega
141-149
PDF
EDUCAÇÃO POPULAR:
experiência na elaboração de um projeto social em uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais
Ana Letícia Rocha
150-159
PDF
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA:
contribuições para o planejamento a partir das ideias de Paulo Freire
Ana Rafaela Correia Ferreira, Iandra Rebeca Ricelle de Oliveira, Patrícia Gomes Laranjo Stockler de Mello
160-175
PDF
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
ressignificação da vida e da docência no (per)curso de mestrado
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
176-186
PDF
AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA E A PROPOSTA FREIREANA:
diálogos possíveis
Valdirene de Jesus Ferreira, Tainara Batista Barros, Rita de Cássia de Souza
187-199
PDF
O IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA CULTURA E NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORDESTE DO BRASIL:
uma revisão integrativa
Monalisa Leal Matta Machado, Ana Karynne Marques Brito, Thaciana Vitória da Silva Prazeres, Maria de Jesus Torres Pacheco
200- 214
PDF
LEITURA, ESCRITA E HÁBITOS DE ESTUDO SOB A ÓTICA DA AUTONOMIA FREIREANA
Beatriz Monteiro da Cruz, Geovane Macedo da Costa, Luana Borges Scarpini de Brito, Rita de Cássia de Souza
215-225
PDF
A PSICÓLOGA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO POPULAR E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA:
reflexões dos pensamentos de Paulo Freire e Ladislau Dowbor
Otávio Henrique dos Santos Pontes
226-234
PDF
TEATRO E CINEMA NA SALA DE AULA:
Possível proposta para revolução
Simon de Oliveira Martins
235-244
PDF
MUITO ALÉM DO PRÉ-VESTIBULAR:
um relato de experiência na Rede Emancipa - movimento social de educação popular
Marina Medrado Correia
245-252
PDF
OS DESAFIOS DO ENSINO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS E OS LIMITES DA CONEXÃO NO PIBID
Cristina Borges Guimarães, Sarah Ribeiro dos Santos Zica e Meireles
253-259
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “MEU BRASIL, DE CANTO A CANTO, ENCANTA”: FESTAS JUNINAS
José Alex Trajano dos Santos, Mírian Warttusch
260-264
PDF
RESENHAS
QUANDO O RETORNO É UM NOVO COMEÇO
Ana Clara Mello Macedo Viegas
265-267
PDF
A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
Lucas de Vasconcelos Soares
268-270
PDF
Português
English
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários