A UTILIZAÇÃO DA CASCA DA BANANA COMO SUBSTITUIÇÃO DE PARTE DO CIMENTO NA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: A BUSCA POR ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS
Resumo
Esta pesquisa consiste no estudo das propriedades do tijolo confeccionado a partir do pó da casca de banana, suas características quanto à resistência e sua incorporação como alternativa sustentável na construção civil.Foi utilizadosolo tipo argila-arenosa e o cimento CPIIZ-32 provenientes das imediações do laboratório de ensaios e campo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC minas) e as cascas de bananas coletadas do restaurante popular do Barreiro em Belo Horizonte para a moldagem dos corpos de prova. Os métodos utilizados para avaliar o comportamento destes tijolos foram feitos a partir de ensaios de compressão simples e absorção de água. Para a determinação da mistura de solo-cimento foram estudados dois teores de resíduos da casca da banana (2 % e 4%), sendo confeccionados 18 corpos-de-prova ao todo, 6 para cada formulação, incluindo a de solo cimento, nas idades de 7 e 14 dias. Os resultados dos ensaios tecnológicos foram comparados de acordo com as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.Downloads
Referências
CORREA,J.C; FERREIRA,F.Fernandes; GUIMARÃES,R.C.Melo. Tijolo ecológico de bagaço de cana-de-açúcar. Centro Universitário de Bebedouros. UNIFAFIBE, São Paulo.
OPEFERGELT,S; CARDINAL,D; HENRIET,C; ANDRÉ,L; DELVAUX,B. Silicon isotope fractionation between plant parts in banana: In situ vs in vintro. Journal of Geochemical Exploration, Leuvensesteenweg, Bélgica , 2005.
KANNING,R.César. Utilização da cinza de folha de bananeira como adição em argamassas de cimento portland. Programa de Pós-graduação em Engenharia-PIPE, UFPA, Curitiba, 2013.
COELHO, R.R. Pessoa; MATA,M.E.R.M.Cavalcanti; BRAGA,M.E.Duarte. Alterações dos componentes nutricionais do pseudocaule da bananeira quando processado visando sua transformação em palmito. Revista Brasileira de produtos agroindustriais, Campina Grande, v.3, n.1, p.21-30, 2001.
FILHO, J.N. Ribeiro; SILVA,G.N; LUCENA,K.F.M; CARVALHO,N.H.C. Projeto e execução de casa ecoeficiente em Campina Grande - PB. Coordenação de ciências gerenciais, CEFET-PB, João Pessoa, 2006.
CORREA,L.R; Sustentabilidade na construção civil. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009.
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).