COMO CRIAR O CAOS SOCIAL: MÍDIA E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise de publicações veiculadas na mídia gaúcha sobre álcool e outras drogas. Foram selecionadas publicações de maio a junho de 2009 de três jornais impressos de grande circulação pelo estado do Rio Grande do Sul, sendo eles: Correio do Povo, Jornal do Comércio e Zero Hora. Em um primeiro momento, visibiliza-se os contextos em que emergem as entrevistas a partir dos gêneros jornalísticos, sua distribuição, localização, autoria, uso de imagens e fontes citadas. Em seguida, são apresentados os conteúdos das reportagens que foram organizados em 5 (cinco) principais categorias, são elas: 1) Drogas: “entidades” de vida própria; 2) Usuários: perigosos; 3) Quem fala na mídia: os “especialistas”; 4) Campos de saber; 5) Soluções apontadas: higienismo e repressão. Ao final, apontam-se possíveis reflexões sobre a importância do diálogo entre Psicologia e Mídia na busca por instituir práticas de cuidado integral aos usuários de drogas.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Estado de Excessão. SP: São Paulo, Boitempo, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. A Política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Série B. textos básico de saúde. DF: Brasília, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.059/GM de 4 de julho de 2005. Destina incentivo financeiro para o fomento de ações de redução de danos em Centros de Atenção Psicossocial para o Álcool e outras Drogas - CAPSad - e dá outras providências. DF: Brasília, 2005.
COIMBRA, C. Mídia e Produção de Modos de Existência. Psicologia Teoria e Pesquisa. 17(1): 001-004. Jan – Abr, 2001.
COIMBRA, C. Operação Rio: o mito das classes perigosas um estudo sobre a violência urbana, a mídia impressa e os discursos de segurança pública. Oficina do Autor, RJ: Niterói, 2001a.
FISCHER, R. M. B. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Revista Educação e Pesquisa. 28 (1): 151-162, jan-jun, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-970220020 00100011.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade II: O uso dos prazeres (1984), tradução de Maria Tereza Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque, 13ªed.. Rio de Janeiro: Edições Graal. 2009.
NJAINE, K; MINAYO, M. C. de S. A violência na mídia como tema da área da saúde pública: revisão da literatura. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, 2004. http://dx.doi.org/10.15 90/S14 13-81232004000100020.
REIS, C. (Falência Familiar) + (Uso de Drogas) = Risco e Periculosidade: a naturalização jurídica e psicológica de jovens com medida de internação compulsória. Porto Alegre. 132p. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
RIBEIRO, T. W; PERGHER, N. K; TOROSSIAN, S. D. Drogas e adolescência: uma análise da ideologia presente na mídia escrita destinada ao grande público. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 11, n. 3, 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300003.
SANTOS, L. (Org.). Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2010.
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).