O dever de pagar impostos: garantia da vida em sociedade
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre o papel fundamental dos impostos para a garantia da vida na sociedade moderna como se conhece, através da análise da evolução histórica do Estado e das relações entre ele e os indivíduos. Enfoca a necessária relação entre Estado Fiscal e Estado Democrático de Direito. Por fim, demonstra que o pagamento dos impostos é um dever fundamental dos integrantesda sociedade, que garante a existência do Estado e possibilita que este obtenha meios de atingir seus fins, notadamente na garantia e efetivação de direitos que visem à realização do princípio da dignidade da pessoa humana.
Downloads
Referências
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
GODOI, Marciano Seabra de. Justiça Igualdade e Direito Tributário. 1. ed. São Paulo: Dialética, 1999.
HOLMES, Sthephen; SUNSTEIN, Cass R. The cost of rights:why liberty depends on taxes. 2. ed. New York: W W Norton & Co Inc, 2000.
MENEZES, José de Lima. Deveres fundamentais na Constituição do Brasil: o tributo. 2003. 190f. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MURPHY, Liam; NAGEL, Thomas. O mito da propriedade. 1. ed. Martins Fontes: São Paulo, 2005.
NABAIS, José Casalta. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensão do estado fiscal contemporâneo. Coimbra: Almedina, 1998. Cap 1, p. 13-100 e p. 673-695.
NABAIS, José Casalta. Algumas reflexões sobre o actual estado fiscal. Revista Virtual da AGU, Brasília, v.9, 2001a. Disponível em <http://www.escola.agu.gov.br/revista/Ano_II_abril_2001/0504CasaltaFiscal.pdf>. Acesso em 10/07/2009.
NABAIS, José Casalta. A face oculta dos direitos fundamentais: Os deveres e os custos dos direitos. Revista da AGU, Brasília, v.1, 2001b. Disponível em
http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/view/15184/14748. Acesso em 10/07/2009;
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de artigos de periódicos científicos. Belo Horizonte, 2010. Disponível em <http://www.pucminas.br/ biblioteca/>. Acesso em: 31/08/2011.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.
TORRES, Ricardo Lobo. A ideia de liberdade no Estado Patrimonial e no Estado Fiscal. Rio de Janeiro: Renovar, 1991.
VILLEGAS, Héctor Belisario. Curso de finanzas. Derecho Financiero y Tributário. 8 ed. Buenos Aires: Editorial Astrea de Alfredo Y Ricardo Depalma, 2003,
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).