ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO: O ACESSO DE CONTEÚDOS NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS
Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar os assuntos inerentes a assimetria (desigualdade) informacional, bem como os fatores que dão origem ao fenômeno, ponderar os impactos e propor possíveis medidas que possam minimizar tal resultante, com foco na perspectiva dos usuários informação. Para isso, a metodologia quanto aos objetivos foi exploratória e a descritiva, uma vez que há poucos estudos acerca do tema e relacionar as variáveis com os fatos relatados na pesquisa elaborada. Para o alcance dos objetivos, foi adotada a aplicação de um questionário online, para uma amostra 90 entrevistados que são ativos no mercado, seja como usuários internos ou externos, eles contribuíram com informações sobre as características das empresas das quais as mesmas mantinham vínculo, afim de verificar a correlação entre a acessibilidade, assimetria informacional e sistemas de gestão. Ao final do estudo realizado, ficou constatado que os fatores que ocasionam as assimetrias informacionais podem estar interligados à muitas situações, porém em maior parte eles ocorrem devido às organizações não realizarem a disponibilização das informações, bem como do próprio usuário não possuir o conhecimento adequado para as devidas interpretações. Considerando essa perspectiva, como medida de solução ficou especificada a necessidade da elaboração de leis que promovam mais transparência e a utilização de linguagem fácil entendimento para reduzir a assimetria informacional.
Downloads
Referências
BACH, T; FRANCO, C & SILVA, D. Assimetria de informação e desempenho Um estudo em empresas de capital aberto no Brasil. Curitiba, 2016.
BARTON, D.; LEE C. Linguagem Online – Textos e Práticas Digitais. (Tradução: Milton Camargo Mota). São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BRAGA, Marcelo. Entenda a importância de um ERP para sua empresa, 2019.
BRASIL. LEI 11.638 – Alterações e revogações dos dispositivos da Lei no 6.404. Disponível em:
BRASIL. LEI 6.404/76 – Lei das Sociedades Por Ações. Disponível em:
BURGOS, C.; GADELHA, A.; SILVA, R. Fundamentos de Sistemas de Informação. [S.L.], 2016. Disponível:
CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Qualidade da informação: conceitos e aplicações. Transinformação [online]. 2008, vol.20, n.1,
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e prática. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008
DACIÊ, Franciele do Prado., Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci. Redução da assimetria informacional sob a ótica do controle gerencial: discussão sobre práticas em empresas transparentes, 2016.
DIDIO, Lucie. Como produzir monografias, dissertações, teses, livros e trabalhos. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
FERAUD, Geneviève. Um século de gestão da informação. In: DAVENPORT, Thomas H.; MARCHAND, Donald A.; DICKSON, Tim. Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FERRO, D. A. & NETO, M. F. A Importância do Sistema Integrado de Gestão Empresarial para as Instituições Privadas. 2002, Goiânia.
FILHO, Milton Cordeiro Farias. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011
Giovannini, Enrico. Desigualdade no acesso à informação continua sendo desafio globalalertam especialistas da ONU. 2016.
GOLLO, Silvana S.; CASTRO, Alberto W. V. de. O processo de inovação e de estratégias de cooperação competitiva para a obtenção da indicação de procedência vale dos vinhedos: o caso da vinícola Cordelier. Serra Gaúcha RS/Brasil. 2006.
GOMIDES, Paula. Usuários da Contabilidade: quem se interessa pelo seu trabalho? Minas Gerais, 2017.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial. 6ª ed. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LARSON, K. C; LAUDIN, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 5 ed. São Paulo: Person, 2006.
LOPES, A. C. T. Fundamentos da Evolução Histórica da Ciência Contábil. Portal da Classe Contábil, v. 286, p. 1869, 2009.
MAGISTECH. Quando surgiu o Sistema Integrado de Gestão ERP? 2019.
MARCELINO, Danilo. Artigo – Demonstração de Resultado Abrangente (DRA) – Considerações.Sorocaba, 2015.
MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2009.
PELUCIO, Marta. Riscos a que estamos expostos pela falta de informação. 2018.
Princípios de Contabilidade. Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2020. Consultado em 28/05/2020 às 17:42.
Rezende, C., Almeida, N., & Lemes, S. (2015). Impacto das IFRS na Assimetria de Informação evidenciada no Mercado de Capitais Brasileiro. Revista De Contabilidade e Organizações, 9(24), 18-30. Disponível em:
ROVEDA, Vinicius. ERP: O que um sistema integrado faz por sua empresa. 2016, blog ContaAzul. Disponível em:
SÁ, Antônio Lopes de. História Geral E Das Doutrinas Da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.
SOUZA, C. A.; ZWICKER, R. Ciclo de vida de sistemas ERP: Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 11, p. 1-12, mar. 2000.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
WAINBERG, Rodrigo. Demonstrativo de Fluxo de Caixa. [s.l], 2018. Disponível em: < https://www.sunoresearch.com.br/artigos/demonstrativo-fluxo-de-caixa/>. Acesso em 20 de maio de 2020
Yazbek, Otávio. Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais. Rio de Janeiro: Campus-Jurídico, 2007
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).