Patrimonialização dos direitos da personalidade
Resumo
O presente trabalho consiste em uma análise crítica e doutrinária a respeito da relativização dos direitos da personalidade. Essa relativização é dada pela atribuição de valor econômico a uma classe de direitos ditos extrapatrimoniais. Analisaremos, também, o instituto dos danos morais como forma punitiva da lesão dos direitos personalíssimos e como mecanismo de banalização dos referidos direitos. A análise aqui proposta não busca criticar o instituto dos danos morais e sua razão, pelo contrário, terá como objetivo a apresentação de uma reflexão sobre os atuais paradigmas dos direitos da personalidade e seus meios de proteção.Downloads
Referências
BAROUCHE, Tônia de Oliveira. Os danos morais e o judiciário – A problemática do quantum indenizatório. Revista Eletrônica Âmbito Jurídico. Rio Grande, out/2007. Disponível em:<http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9563>. Acesso em: 05.jul.2011.
DINIZ, Maria Helena. CURSO DE DIREITO CIVIL BRASILEIRO TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL: Editora Saraiva, 18ª Edição, 2002.
GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil – Parte Geral, 9° Edição, ano de 2007, v.1.
GOMES, José Jairo. Direito Civil – Introdução e Parte Geral. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2006.
GOMES, José Jairo. DIREITO CIVIL INTRODUÇÃO E PARTE GERAL. Belo Horizonte: Editora Del Rey 2006.
MORAIS, Alexandre. Constituição do Brasil Interpretada. São Paulo: Editora Atlas, 2004. 4ª Edição.
VALLE, Christiano Almeida. Dano Moral. São Paulo: Editora Aide. 1999. 1ª Edição.
VENOSA, Sílvio. Direito Civil – Parte Geral. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003. 3° Edição, p. 151.
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).