Educação ambiental na comunidade rural do entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça em Ibirité, Minas Gerais.
Resumo
O projeto de intervenção cujo nome fantasia foi “Cultivando Preservação” consistiu em educar os residentes, trabalhadores e proprietários de terras da comunidade rural de Ibirité, no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça (PESRM). Neste contexto, a Educação Ambiental desenvolvida visou à melhor compreensão da importância da conservação da zona de amortecimento do parque, da manutenção da integridade de seus ecossistemas e processos ecológicos, através do manejo adequado dos recursos naturais, como prática fundamental para se garantir sua conservação. Para se alcançar os objetivos propostos pelo projeto foram realizadas um total de doze atividades que proporcionaram uma consistente construção de conceitos de produção eco-sustentável e estímulo ao produtor rural para a tomada de decisões em relação à adoção de ações de respeito ao meio ambiente. Estas atividades foram estruturadas a partir de eixo sensibilização-conscientização-mobilização. Foi possível perceber significativa mudança no nível de percepção ambiental do público-alvo.
Downloads
Referências
ALVES, Rubens A. O quarto mistério. Campinas: Editora Papirus Speculum, 1995.
GALVÃO, F.; KUNIYOSHI, Y. S.; SONDA, C. Comunidades rurais tradicionais e utilização dos recursos vegetais silvestres: um estudo de caso na APA Estadual de Guaratuba. In: CAMPOS, João Batista; TOSSULINO, Márcia de Guadalupe Pires; MÜLLER, Carolina Regina Cury. Unidades de conservação: ações para valorização da biodiversidade.
Curitiba: Instituto Ambiental do Paraná, 2006.
GUIMARÃES, Solange T. de Lima. Percepção e Interpretação Ambiental: Imagens Fotográficas. UNESP, Campus de Rio Claro. Rio Claro, 2004.
IEF & FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. 2007. CD-ROM.
PEIXOTO, Alessandra da Cunha. Diversidade na adversidade: gestão de unidade de conservação em área urbana: o Parque Estadual da Serra do Rola Moça (MG). 2004. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
SAMPAIO, Otávio Bezerra. O impacto dos incêndios florestais nas Unidades de Conservação brasileiras. In: CAMPOS, João Batista; TOSSULINO, Márcia de Guadalupe Pires; MÜLLER, Carolina Regina Cury. Unidades de conservação: ações para valorização da biodiversidade. Curitiba: Instituto Ambiental do Paraná, 2006.
SILVA, Liz Buck. Programas de Educação e Interpretação Ambiental no manejo de áreas naturais protegidas. In: CAMPOS, João Batista; TOSSULINO, Márcia de Guadalupe Pires; MÜLLER, Carolina Regina Cury. Unidades de conservação: ações para valorização da biodiversidade. Curitiba: Instituto Ambiental do Paraná, 2006.
SILVEIRA, Geraldo Tadeu Rezende. Água: Estratégias de Educação Ambiental na Escola. In: Cleusa Pereira dos Santos. (Org.). Coleção Lições de Minas. Educação Ambiental: Ação e Conscientização para um Mundo Melhor. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - Gráfica Lê, 2002, v. XVII, p. 93-110.
TORO, A., Jose Bernardo; WERNECK, Nísia Maria Duarte. Mobilização Social: um modo de construir a democracia e a participação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos e Amazônia Legal, Secretaria de Recursos Hídricos, Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior – ABEAS, UNICEF, 1996.
VERDEJO, Miguel Expósito. Diagnóstico Rural Participativo: um guia prático. Secretaria da Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Brasília. 2006.
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).