Educação Ambiental para Jovens e Adultos: Horta Vertical

  • Geraldo Tadeu Rezende Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Diego Luiz Holanda PUC Minas
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação de Jovens e Adultos. Horta vertical.

Resumo

Esta proposta teve como objetivo principal utilizar a horta vertical como espaço de promoção do contato do estudante com a natureza, estimulando um encontro interdisciplinar, ao mesmo tempo em que se promovia a sensibilização ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho foi realizado na Escola Municipal Professor Mello Cançado, localizada em Belo Horizonte/MG, liderada pela disciplina de Ciências e voltado para os alunos da EJA que apresentaram faixa etária entre 15 e 72 anos. As atividades foram desenvolvidas em oito etapas, entre setembro e novembro de 2012. Os resultados fomentaram discussões, reflexões e mostraram a importância da inserção da educação ambiental para o dia-a-dia de pessoas que acreditavam que não era possível a realização de práticas ambientais em locais convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Tadeu Rezende Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia de Energia e Departamento de Ciências Biológicas
Diego Luiz Holanda, PUC Minas
Graduação em Ciências Biológicas

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Ambiental, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf. Acesso em 17 de setembro de 2014.

FAZENDA, I. C. A. Dicionário em Construção Interdisciplinaridade. Coletânea 2. Editora Cortez. São Paulo. 2002.

FERNANDES, M.C.A. A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. Caderno 2- Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Brasília- Brasil. 2007

FERREIRA, C. A interdisciplinaridade da Educação Ambiental nas escolas: agente otimizador de novos processos educativos. Artigonal. 2008. Disponível em: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/a-interdisciplinaridade-daeducacao-ambiental-nas-escolasagente-otimizador-de-novos-processos-educativos-482860.html Acesso em 25 de novembro. 2012.

FEDRIZZI, B. Paisagismo nos pátios escolares. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

FEDRIZZI, B; TOMASINI, S. L. V. A vegetação no pátio escolar: um estudo para as condições das escolas municipais de Porto Alegre-RS. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, São Carlos, 2003.

MENEZES, E.T.; SANTOS, T.H."Transversalidade" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Disponível: >http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=70<. Data de acesso: 27 de março de 2012.

PORTAL dos Voluntários. Hortas urbanas – Um exemplo a ser seguido. 2012.

Disponível em https://voluntarios.institutocea.org.br/pages/6245. Data de acesso: 17 de setembro de 2015

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1998.

SERRANO, C. M. L. Educação ambiental e consumerismo em unidades de ensino fundamental de Viçosa-MG. Dissertação (mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa: UFV, 2003. 91p.

SILVA, R. G.; CATALÃO, V. L. O papel da sensibilidade e das linguagens poéticas nos processos formativos em educação ambiental: uma ciranda multicor. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília–UnB, 2008

Publicado
06-05-2015
Seção
Artigos Dossiês Temáticos