Campbell, Jung e Frazer e os Estudos em Simbologia.
Resumo
O presente trabalho é uma síntese dos estudos realizados com bolsa de iniciação científica, cedida pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP. Durante as investigações notamos que três estudiosos muito influenciaram os estudos acadêmicos no tocante à simbologia religiosa, sendo eles Campbell, Jung e Frazer. Embora cada um deles pertença a áreas distintas das ciências humanas, os mesmos são categóricos em apreciar o simbólico como uma das manifestações mais antigas e genuínas da expressão da psique humana. Com esta base, buscam, sobretudo nas religiões, símbolos ritualísticos e de culto que, através da Antropologia e da História, comprovam a importância de sua utilização no decorrer do desenvolvimento das crenças religiosas e do consequente desenvolvimento da civilização ocidental. O presente trabalho é um preâmbulo de investigações que duraram mais de dois anos e que se debruçou em diversos símbolos místicos e religiosos produzidos pela humanidade. É valido lembrar que a investigação ocorreu através de pesquisa empírica, em âmbito da verificação da utilização de diversos símbolos e de uma aprofundada pesquisa bibliográfica de consagrados nomes da literatura científica.
Downloads
Referências
BETTENCOURT, Estevão. Curso de Antropologia Teológica. Rio de Janeiro: Gráfica Itaci, 1997.
CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus: Mitologia Criativa. São Paulo: Palas Athena, 2010.
______. As Máscaras de Deus: Mitologia Ocidental. São Paulo: Palas Athena, 2008.
______. As Máscaras de Deus: Mitologia Primitiva. São Paulo: Palas Athena, 2010.
CONNELL, Mark; AIREY, Raje. Signos e Símbolos. São Paulo: Escala, 2010.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FRAZER, James. O Ramo de Ouro. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.
JUNG, Carl. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
LURKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
PAIVA, Geraldo. A Religião dos Cientistas: Uma Leitura Psicológica. São Paulo: Loyola, 2000.
SANTOS, Mário. Tratado de Simbólica. São Paulo: Logos, 1959..
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).