Novas interpretações para o consumo de massa no Brasil: uma análise sob a ótica dos planos econômicos

  • Mariângela Alice Pieruccini Souza Unioeste
  • Daiane Kachuba Unioeste
Palavras-chave: Consumo de massa. Mercado consumidor. Renda. Crescimento.

Resumo

Este trabalho analisa a estrutura do consumo de massa no Brasil, contextualizando as transformações econômicas desde 1950 até 2012 e aprofundando as análises a partir da década de 1990. Com a introdução do Plano Real, procurou-se interpretar a expansão do crédito e o aumento da renda das famílias. Os resultados evidenciam a transformação de uma economia rural para uma urbana e industrializada, favorecendo a ampliação do consumo de massa no período observado. Com a estabilização da moeda, na década de 1990, a redução da inflação estimulou o aumento da demanda e da atividade econômica, permitindo que grande parte da população brasileira experimentasse novas situações de consumo e de renda. Na década de 2000, o consumo das famílias de baixa renda se elevou e houve melhora na condição de vida da população, devido à expansão do crédito e à implantação de programas de distribuição de renda do governo.

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Biografia do Autor

Mariângela Alice Pieruccini Souza, Unioeste
Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional - GEPEC.
Daiane Kachuba, Unioeste
Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013).
Publicado
09-12-2015