Novas interpretações para o consumo de massa no Brasil: uma análise sob a ótica dos planos econômicos
Resumo
Este trabalho analisa a estrutura do consumo de massa no Brasil, contextualizando as transformações econômicas desde 1950 até 2012 e aprofundando as análises a partir da década de 1990. Com a introdução do Plano Real, procurou-se interpretar a expansão do crédito e o aumento da renda das famílias. Os resultados evidenciam a transformação de uma economia rural para uma urbana e industrializada, favorecendo a ampliação do consumo de massa no período observado. Com a estabilização da moeda, na década de 1990, a redução da inflação estimulou o aumento da demanda e da atividade econômica, permitindo que grande parte da população brasileira experimentasse novas situações de consumo e de renda. Na década de 2000, o consumo das famílias de baixa renda se elevou e houve melhora na condição de vida da população, devido à expansão do crédito e à implantação de programas de distribuição de renda do governo.
Downloads
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).