AS ONTOLOGIAS DE UM JARDIM. CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM HUMANIDADES CIENTÍFICAS NO ANTROPOCENO
Resumo
Este artigo situa o Antropoceno como uma época de perigos e incertezas que exige um posicionamento da educação em ciências. No sentido de contribuir para o enfrentamento das questões e problemas complexos colocados em evidência pelo Antropoceno, apresentamos a noção transdisciplinar das Humanidades Científicas, de Bruno Latour. Em seguida, evidenciamos alguns elementos do Jardim Mandala, situado na Faculdade de Educação da UFMG, e argumentamos que este jardim tem um potencial educacional inspirador para o exercício de uma Educação em Humanidades Científicas. Mais do que um programa educacional bem estabelecido, o que deixamos aqui são notas para se imaginar novos gestos educacionais e desenvolvimentos futuros.
Downloads
Copyright (c) 2022 Francisco Ângelo Coutinho, Kristianne Lina Figueiredo, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Welington Dias, Raí Leonardo de Jesus Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.