ENGAJAMENTO COSMOTÉCNICO: A INTRUSÃO DO CUIDADO NAS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em um ciclo de aulas intitulado “Aprendizagem em ciências e as estratégias da manutenção da vida”, ministrado no âmbito do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Objetiva-se descrever as estratégias, práticas de resistência e de ação coletiva, construídas por estudantes do ensino médio e sua comunidade durante o ápice do período pandêmico. Para análise dos dados coletados, seguimos a inspiração etnográfica adotada pela Teoria Ator-Rede (ANT), conforme a versão de Latour (2012). Os relatos dos estudantes são articulados com as questões de interesse-cuidado (LATOUR, 2005; BELLACASA, 2017). A partir de nossas análises, propomos a ideia de engajamento cosmotécnico. Ao final, apresentamos algumas reflexões sobre os resultados e deixamos algumas questões para futuros desdobramentos.
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Copyright (c) 2023 Geisieli Rita de Oliveira, Francisco Ângelo Coutinho
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