CULTURA E ARTE POPULAR: PROCESSOS SUBJETIVOS DOS CARRANQUEIROS DE PIRAPORA-MG
Palavras-chave:
Arte Popular, Carranca, Carranqueiro, Cultura Popular, Processos de Subjetivação
Resumo
Este trabalho aborda os processos subjetivos dos carranqueiros da cidade de Pira-pora-MG, onde a carranca é uma das grandes representações da cultura popular ribeirinha e está articulada a aspectos totêmicos de proteção aos barqueiros e remeiros que trabalhavam na região do Médio São Francisco. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e tem como objetivo investigar aspectos teóricos ligados à cultura popular. O estudo é de ordem qualitativa com observação participante e se valida a partir das histórias de vida e orais, em que os artistas contam vivências pessoais e familiares da produção da carranca. Além disso, o método da experiência de campo ocorreu no contato com o cotidiano dos carranqueiros. A pesquisa teve como objetivo analisar a relevância das carrancas como dispositivo econômico, conhecer aspectos existentes no trabalho do carranqueiro, compreender a cultura popular das carrancas e alguns dos processos de subjetivação dos carranqueiros. O referencial teórico uti-lizado foi o pensamento de Guilles Deleuze e Félix Guattari. Os resultados mostram a rele-vância das vivências familiares dos carranqueiros, os afetos envolvidos na produção da car-ranca e o resgate dos valores simbólicos da cultura ribeirinha.Downloads
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Publicado
30-11-2016
Como Citar
SANTOS, J. C. P. DOS. CULTURA E ARTE POPULAR: PROCESSOS SUBJETIVOS DOS CARRANQUEIROS DE PIRAPORA-MG. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 1, p. 142 - 156, 30 nov. 2016.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
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