O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

  • Kelley Soares Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Jovem, Cinema, Subjetividade

Resumo

Este estudo se insere na temática dos modos de existência do jovem contemporâneo, com o objetivo de discutir e analisar a sua experiência estética com o cinema, em uma sociedade pautada por relações de consumo e onde as trocas se fazem em velocidade cada vez mais vertiginosa. À luz de diferentes autores, postula-se que a prática de ir ao cinema compõe a tessitura da vida do jovem espectador, estando imbricada e indissociável do engendramento de subjetividades. O trajeto investigativo deu-se em diversos planos, intimamente interligados, reunindo estudos bibliográficos e de campo, que integrou a realização de entrevistas com jovens frequentadores de sessões cinematográficas em Belo Horizonte e a observação em espaços onde se instalam as salas de espetáculo. Aborda-se o cinema inserido nos espaços dos shoppings, práticas de consumo associadas ao lazer, à estética do movimento incessante e das sensações fugazes tão presentes na indústria de filmes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2016
Como Citar
SANTOS, K. S. O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 2, p. 76 - 93, 1 dez. 2016.
Seção
Artigos de temática livre