PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE

  • Aline Consolação da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Denise Fonseca Viana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Hananda Gabriele Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Carlos Castello Branco Rena
Palavras-chave: Juventude, Participação política, Formação cidadã

Resumo

O presente artigo analisa os limites e as possibilidades na formação política e cidadã no espaço da escola e da universidade, através da experiência do projeto de extensão universitária Parlamento Jovem da PUC Minas Betim. Pretende oferecer uma avaliação do processo de articulação entre a universidade, as escolas e a câmara municipal entorno do compromisso de fomentar o debate crítico sobre demandas relevantes da sociedade local como segurança pública e direitos humanos. Apresentamos a metodologia de oficinas como estratégia adequada de formação para o exercício da cidadania a partir de uma nova perspectiva de participação política e engajamento juvenil enquanto construção coletiva. Oferece-se, também, o relato da experiência de diagnóstico da realidade através da pesquisa na comunidade, com envolvimento dos alunos da educação básica e estudantes extensionistas, reconhecendo o cotidiano dos jovens como lugar de construção de saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2016
Como Citar
SILVA, A. C. DA; RODRIGUES, B.; VIANA, D. F.; SILVA, H. G.; RENA, L. C. C. B. PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 2, p. 131 - 146, 1 dez. 2016.
Seção
Artigos de temática livre