REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES HOMOSSEXUAIS: IDENTIFICANDO E COMPARANDO AS REPRESENTAÇÕES DE HOMENS HOMOSSEXUAIS E HOMENS HETEROSSEXUAIS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA

  • Eduardo Borges Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fernanda Mendes Resende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Representações Sociais, Homossexualidade, Heteronormatividade

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa, realizada em 2016, que contou com o financiamento PROBIC/FAPEMIG, a qual teve como objetivo verificar quais as representações sociais que homens homossexuais e homens heterossexuais têm da homossexualidade masculina. A Teoria das Representações Sociais foi o eixo teórico, visto que ela permite analisar o modo como os indivíduos compreendem fenômenos da realidade. Essa compreensão ocorre mediada por conhecimentos compartilhados entre os indivíduos em seus contextos. Foram entrevistados nove homens homossexuais e sete homens heterossexuais, com idades que variaram entre 18 e 26 anos, universitários, moradores de uma cidade do sul de Minas Gerais. Para auxiliar na análise foi utilizado o conceito de heteronormatividade, ou seja, a compreensão de que a sexualidade é percebida a partir de uma matriz heterossexual. Como resultado, percebeu-se que os dois grupos, heterossexuais e homossexuais, compartilham elementos em suas representações da homossexualidade, o que se justifica por estes grupos estarem inseridos em um mesmo contexto social. Entretanto, também foi possível verificar diferenças significativas quanto ao conteúdo e, principalmente quanto à coesão das representações de cada grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Borges Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas campus Poços de Caldas, foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Iniciação Científica da PUC Minas – PROBIC/FAPEMIG
Fernanda Mendes Resende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora Adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Campus Poços de Caldas

Referências

BOAVENTURA, E. M. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas S.A.

p. 55-59.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

COSTA, Ronaldo Pamplona. Os 11 Sexos: as múltiplas faces da sexualidade humana. São Paulo: Editora Gente, 1994. 207p.

CRAVO, Felipe Augusto Monteiro; TRINDADE, Ellika. “Amarás o Teu Próximo Como a Ti Mesmo”: as representações sociais da homossexualidade masculina por religiosos. Belo Horizonte. Pretextos – Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, nº. 1, vol. 1, jan./jun. 2016

DESCHAMPS, Jean-Claude. A Identidade em Psicologia Social: dos processos identitários às representações sociais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra. 2014.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber. 2005.

FRY, Peter; MACRAE, Edward. O que é homossexualidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

IRIGARAY, Hélio A. R.; FREITAS, Maria E. Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho. Organizações e Sociedade, Salvador, vol.18, n.59, p.625-641, out/dez. 2011.

LOURO, Guacira L. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2010. p. 7-34.

LOURO, Guacira L. Um Corpo Estranho - ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 90p

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org). Representações Sociais. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2001.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os Contextos do Saber: representações, comunidade e cultura. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 10ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

SPINK, Mary Jane P. O Conceito de Representação Social na Abordagem Psicossocial. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 300-308, jul/sep, 1993.

WEEKS, Jeffrey. O Corpo e a Sexualidade. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2010. p. 35-82.

Publicado
07-03-2018
Como Citar
CARMO, E. B.; RESENDE, F. M. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES HOMOSSEXUAIS: IDENTIFICANDO E COMPARANDO AS REPRESENTAÇÕES DE HOMENS HOMOSSEXUAIS E HOMENS HETEROSSEXUAIS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 5, p. 558-578, 7 mar. 2018.