REFLEXÕES SOBRE PSICANÁLISE, SAÚDE MENTAL E INSTITUIÇÕES: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DIMENSÕES DO PATOLÓGICO E DO SOFRIMENTO

  • Felipe Sette Martino Braga PUC Minas
  • Gabriela Lemos Fonseca PUC Minas - São Gabriel
Palavras-chave: Patológico, Psicanálise, Psiquiatria, Sofrimento, Subjetividade

Resumo

O presente artigo busca num primeiro momento discorrer sobre a história da construção do DSM, como é utilizado atualmente, e sua contribuição dentro dos casos de saúde mental, abordando juntamente o desenvolvimento das ciências psiquiátricas e psicopatológicas, e a função dessas áreas médicas dentro das instituições de saúde mental. O referencial teórico psicanalítico é apresentado enquanto um método eficaz no tratamento multidisciplinar em casos de saúde mental. O foco do tratamento está na posição do analista de “secretariar o alienado” que possibilita que o sujeito, a partir da sua subjetividade, seja capaz de falar sobre o seu sintoma e sofrimento. A intenção é analisar a complexidade de três campos de estudo da psicopatologia: o sofrimento, o patológico e o subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS-BRISSET, Fernanda Otoni. O ato jurídico como um operador clínico nos casos de psicose. In: Curinga/Escola Brasileira de Psicanalise – Minas Gerais, As versões do pai – A lei e o fora da lei, v.18, Belo Horizonte – EBP-MG, Nov. 2002.

BARROS-BRISSET, Fernanda Otoni. O jogo da casa vazia. Não há sujeito sem instituição! In: Instituto de Psicanalise e Saúde Mental de Minas Gerais – Almanaque On-line no 8, 2011.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura. Disponível em: https://monoskop.org/images/1/15/Foucault_Michel_Historia_da_loucura_na_idade_classica.pdf. Acesso em: 03/03/2017.

GAROTA, Interrompida. Direção: James Mangold, Produção: Cathy Konrad; Douglas Wick. 1999. Disponível em: http://hdfilmesonlinegratis.net/garota-interrompida-dublado-online/. Acesso em: 03/03/2017

LACAN, Jacques. (2008). O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, 1964. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

PEREIRA, Mario Eduardo Costa. A paixão nos tempos do DSM: sobre o recorte operacional do campo da Psicopatologia. In: PACHECO FILHO, Raul Albino; COELHO JUNIOR, Nelson; ROSA, Miriam Debieux Ciência, pesquisa, representação e realidade em psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo/Educ, 2000. P. 123-129.

VILELA, Aline Aguiar Mendes; OLIVEIRA, Franciele Nunes. O que os bichos nos ensinam: A construção do caso clínico em um Centro de atenção Psicossocial Infanto Juvenil. Disponível em http://www1.pucminas.br/documentos/forext_23.pdf?PHPSESSID=ee372e5f3ef219be1bedfa9d539784a0. Acesso em: 03/03/2017.

ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Disponível em http://lutasocialista.com.br/livros/V%C1RIOS/%8EI%8EEK,%20Slavoj.%20Como%20Ler%20Lacan.pdf. Acesso em: 03/03/2017.

Publicado
07-03-2018
Como Citar
BRAGA, F. S. M.; FONSECA, G. L. REFLEXÕES SOBRE PSICANÁLISE, SAÚDE MENTAL E INSTITUIÇÕES: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DIMENSÕES DO PATOLÓGICO E DO SOFRIMENTO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 5, p. 538-546, 7 mar. 2018.