A INFLUÊNCIA DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESCREVER PALAVRAS
Palavras-chave:
Jogos Educativos, Contexto Educacional, Jogos e Aprendizagem
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar de forma sistemática a influência de um jogo educativo sobre o comportamento de escrever palavras ditadas de um grupo de crianças do 4° ano de uma escola pública no sul de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando uma análise quantitativa a fim de se atingir o objetivo proposto. Para isso, foram definidos objetivos específicos, sendo: (1) Avaliar os repertórios comportamentais prévios de escrita dos participantes com um ditado antes da aplicação dos jogos; (2) Verificar o efeito dos jogos sobre a aprendizagem de escrever palavras isoladas; (3) Investigar possíveis diferenças entre as categorias de jogos sobre o comportamento de escrever palavras ditadas e (4) Discutir a importância de desenvolver instrumentos que avaliem a eficácia de jogos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de idades entre 9 a 11 anos, sendo que, 18 participantes passaram por um jogo de raciocínio lógico (Grupo Controle) e 16 participantes passaram por um jogo de raciocínio verbal (Grupo Experimental). Foram realizados um Pré-teste e Pós-teste para serem comparados após a aplicação dos jogos, além de registros acerca dos comportamentos típicos da situação de jogo. Os resultados mostraram que o jogo de raciocínio verbal foi eficaz em relação ao comportamento de escrever do Grupo Experimental, visto que os participantes apresentaram menor quantidade de erros de escrita, categorizados na pesquisa. O jogo de raciocínio lógico, aplicado no Grupo Controle, mostrou-se pouco eficaz em relação ao comportamento de escrever. Tais dados possibilitaram uma discussão a respeito da utilização do jogo em sala de aula de acordo com o que o professor pretende ensinar, além de mostrar a importância de desenvolver formas de registro dos comportamentos observados com o objetivo de monitorar a eficácia do jogo ao longo de sua aplicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
07-03-2018
Como Citar
LEITE, W. S.; QUINTEIRO, R. DE S. A INFLUÊNCIA DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESCREVER PALAVRAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 5, p. 179-206, 7 mar. 2018.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.