PSICOMOTRICIDADE: UM CAMINHO PARA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS AUTISTAS
Resumo
A presente investigação buscou compreender a psicomotricidade e suas possíveis intervenções com a criança autista. A psicomotricidade é uma ciência que visa estudar o homem, por meio de seu corpo em movimento, a interação deste homem com os estímulos internos e externos, a sua forma de agir com o outro, com os objetos que o cercam e consigo mesmo. A psicomotricidade utiliza alguns conceitos, tais como o desenvolvimento motor, o esquema corporal, o tônus, a imagem corporal, a linguagem, a orientação espacial e temporal e a lateralidade que permitem compreender melhor “o ser” em movimento. Com relação ao autismo, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM–V), classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento, o qual se manifesta nos primeiros anos de vida e pode ser caracterizado por déficits na comunicação, na interação social, apresentando comportamentos repetitivos e movimentos estereotipados. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar de que maneira a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento da criança autista. Partindo da sustentação teórica sobre a Psicomotricidade e suas principais bases teóricas, bem como do conhecimento existente sobre o transtorno do espectro autista, alguns estudos epidemiológicos e as características apresentadas pela criança autista.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Transtorno do Espectro Autista. Criança autista.
Downloads
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.