EXPECTATIVA x REALIDADE: POSSIBILIDADES DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA AMARELA
Resumo
O presente artigo trata das possibilidades de Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma Escola Municipal da regional Norte da cidade de Belo Horizonte. O ERE foi proposto de forma compulsória devido a atual situação de pandemia causada por Covid-19 e ocasionando no fechamento das escolas para evitar contaminação e disseminação da doença. Com isso, professores e alunos tiveram que se reinventar frente às novas formas de ensino-aprendizagem. O artigo foi elaborado a partir de realização de estágio com os professores do nono ano dessa referida escola e que instigaram a aprofundar o conhecimento dessa realidade. O referencial teórico foi utilizado para embasar as pesquisas, ainda que o tema seja contemporâneo há materiais de qualidade que discutem a função da tecnologia e internet na educação e o papel do professor, mediador na utilização desses. A pesquisa de campo foi realizada com entrevista com a coordenação para conhecer um pouco mais a realidade dos alunos e tivemos acesso a algumas respostas do Mapa Socioeducacional realizado pela instituição com identificação de 94% dos estudantes que disseram ter equipamentos celulares, entretanto, apenas 54% dizem ter boa internet. E por último a pesquisa com sete professores (as) voluntários (as) que responderam questionário semiestruturado e colaboraram para fomentar as possibilidades de Ensino Remoto Emergencial. Percebeu-se dificuldades entre a comunicação de (as) professores (as) e alunos (as) e a necessidade de auxiliar os (as) adolescentes com habilidades de autonomia e auto responsabilização para compreensão do novo formato de ensino.
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Referências
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