PEQUENOS DO MUNDO: A ARTE COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES COM CRIANÇAS MIGRANTES

  • Amarilys Lackner Salomão
  • Luana Lubke
  • Graziela Lucchesi Rosa da Silva
Palavras-chave: Migração, Desenvolvimento infantil, Arte, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

As migrações internacionais forçadas têm se intensificado nas últimas décadas, sendo que expressiva parte das pessoas nesta situação são crianças e adolescentes. Por conta disso, é urgente a formulação de ações que considerem as demandas específicas da infância e como os impactos do deslocamento forçado são vivenciados nesse período da vida. Nesse sentido, o presente artigo pretende subsidiar a discussão sobre infância e migração, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, ao analisar a importância da arte como recurso para a elaboração de ações com crianças migrantes. As reflexões teórico-práticas apresentadas derivam do projeto Pequenos do Mundo e partem da premissa que é imprescindível compreender as especificidades da infância para realizar ações que abarquem as particularidades da migração como a diversidade cultural, aspectos identitários, a pluralidade linguística e os caminhos percorridos. Neste contexto, a arte é um recurso valioso para potencializar a capacidade criadora, para instigar a sensibilidade estética e para viabilizar o papel ativo das crianças na expressão e elaboração de suas vivências.

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Publicado
20-03-2022
Como Citar
SALOMÃO, A. L.; LUBKE, L.; SILVA, G. L. R. DA. PEQUENOS DO MUNDO: A ARTE COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES COM CRIANÇAS MIGRANTES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 6, n. 12, p. 112-128, 20 mar. 2022.