O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • ATENÇÃO: A não observância das exigências formais do Psicologia em Revista acarretará na rejeição da submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaçamento de 1,5 entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão ser enviadas, como anexos (documentos suplementares).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • TODOS os autores do manuscrito devem estar cadastrados em nosso sistema, com nome completo e e-mail para contato.
  • O artigo deve ter um(a) autor(a) que seja doutor(a), e no máximo, seis autores por artigo
  • Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) deve(m) indicar o nome e email de dois possíveis pareceristas que não sejam da mesma instituição a qual estão vinculados.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: a não observância das exigências formais de Psicologia em Revista acarretará a rejeição do texto submetido.

Psicologia em Revista adota as normas da APA – American Psychological Association (7ª edição). Os textos devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas, em todo o texto, alinhamento justificado, sem espaço entre os parágrafos. A configuração da página com formatação de 3 cm para a margem superior e esquerda, e de 2 cm para a margem inferior e direita, em papel A4 (21 cm x 29,7 cm), em orientação “retrato”. Os parágrafos devem ser recuados na primeira linha em 1,25 cm. Deve-se usar apenas um lado do papel, com todas as páginas numeradas, incluindo a do título. O recurso “nota de rodapé” só deve ser empregado em casos relevantes e que não caibam na sequência lógica do texto. Os artigos estão limitados a 25 páginas.

Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do artigo, devendo ser enviados separadamente, numerados com algarismos arábicos e ter sua localização apenas indicada no texto.

A apresentação dos manuscritos deve obedecer à seguinte sequência:

  • folha de rosto personalizada, contendo título pleno em português, título pleno em inglês, título pleno em espanhol e dados dos autores;
  • folha contendo resumos e palavras-chave: todos os originais devem conter uma página com três resumos de mesmo teor, em português, inglês e espanhol. Caso o manuscrito seja originário de outro idioma que não esses, deverá conter também o resumo na língua de origem. Os resumos devem apresentar os trabalhos com clareza, identificando seus objetivos, metodologia e conclusões. Devem conter entre 120 e 150 palavras. As palavras-chave, expressões que representam o assunto tratado no trabalho, devem ser de três a cinco, separadas por ponto e vírgula, nos idiomas dos resumos.
  • Entrevistas devem conter, em nota de rodapé, os dados que apresentem o entrevistado, o local e a data da entrevista.
  • Artigos ou textos similares publicados em periódicos estrangeiros, mas inéditos no Brasil, devem esclarecer, em nota de rodapé, onde e quando foram publicados.

 

Citações

Citações indiretas:

Devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre parênteses. Ex.: (Lévy, 2001).

Obs.: havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Lévy, 2001a) (Lévy, 2001b).

 

Citações diretas ou textuais: 

  • Citações curtas (menos de 40 palavras) são inseridas no texto, entre aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses.
  • Citações longas (mais de 40 palavras) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 1,25 cm da margem esquerda, espaço 1,5 entre linhas e sem aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses.

 

Citação de fonte secundária (quando inevitável):

No corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos. Exemplo: Lasswell (1952, como citado em Chizzotti, 2006). Na seção Referências, indicar apenas a fonte secundária.

 

Referências

As referências devem aparecer no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme o último sobrenome do autor, grafado em caixa-baixa, seguido das iniciais dos primeiros nomes e da data entre parênteses. O alinhamento deve ser à esquerda.

A partir da segunda linha da referência, deve-se aplicar o deslocamento de 1,25 cm.

No caso de vários trabalhos de um mesmo autor, devem ser listadas as entradas em ordem cronológica, do mais antigo para o mais recente.

Todas as fontes devem estar organizadas numa única lista, independentemente do suporte físico (livro, CD, artigo, vídeo, etc.).

O título e o subtítulo das obras devem estar em itálico, conforme as normas da APA.

Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista no fim do artigo, com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas apenas no texto ou em nota de rodapé.

Obs.: se a lista de referências não seguir as normas APA, os trabalhos poderão ser rejeitados, sem revisão de conteúdo.

A lista de referências deve seguir os exemplos a seguir:

Autor único

Barus-Michel, J. (2002). Certeza, crença, ilusão: as práticas da ilusão. Psicologia em Revista, 8(11), 72-81.

 

De 2 a 20 autores

Caso a obra tenha de 2 a 20 autores, todos devem ser citados, grafando-se & antes do último autor.

Carreteiro, T. C., & Farah, B. L. (2002). Reality-shows, exclusão social e instantaneidade: os riscos do esquecimento. Psicologia em Revista, 9(12), 24-31.

 

Mais de 21 autores

Incluir os nomes dos primeiros 19 autores, inserir . . . e informar o último autor.

 

Autor institucional

Grafar o nome por extenso, sem incluir a sigla. Caso o autor seja o mesmo editor, omitir o nome do editor.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). Perfil dos municípios brasileiros: assistência social: 2009.

 

Livros

Roudinesco, E. (2003). A família em desordem. Zahar.

 

Capítulos de livro

Freud, S. (1976). Além do princípio do prazer. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18, pp. 17-85). Imago. (Trabalho original publicado em 1920).

Pinto, J. M. (1999). Servidão ao saber e discurso do analista. In A. Furtado, G. V. Rodrigues, N. F. Chagas, S. L. Alves, & T. D. Gontijo (Orgs.), Fascínio e servidão. (pp. 67-80). Autêntica.

 

Obs.: quando o autor do capítulo é o mesmo autor do livro, informa-se como a seguir:

Motta, F. P., & Vasconcelos, I. G. (2002). Teoria geral da administração (Cap. 5, pp. 131-168). Thomson.

 

Teses e dissertações

Kind, L. (2003). A desconstrução da morte: representações sociais do câncer no contexto de tratamento quimioterápico. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional UFMG.

 

Artigo de periódico em formato eletrônico

ATENÇÃO: os links devem estar ativos e levar diretamente ao texto indicado.

Enriquez, E. (2003). A construção amorosa. Psicologia em Revista, 9(13), 13-25. http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/162/175

Lima, E. F. O., Pereira, D. B., & Miura, P. O. Psicologia e instituição de acolhimento: relato de experiência. Psicologia em Revista, 27(2), 340-360. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p340-360

 

Trabalhos apresentados em evento e publicado em meio eletrônico

Arruda, P. C. (2008, 30 maio). Brasília: cidade planejada, identidade fluida. Anais do IV Enecult - Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador. http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14169.pdf

 

Abreviações

Uma abreviação, em sua primeira aparição no corpo do texto, deve indicar a que nome por extenso corresponde. Em seguida, deve-se usar apenas a forma abreviada.

 

Para mais orientações

Para mais orientações para a elaboração de trabalhos científicos conforme as regras da APA, acesse o site da Biblioteca da PUC Minas (http://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/APA-NOVA-FORMATACAO-NOVO.pdf).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.