O acolhimento institucional na perspectiva dos trabalhadores dos serviços de proteção: múltiplos sentidos

  • Júnia Aparecida Ferreira Pro-Reitoria de Extensão - PUC Minas
  • Maria Ignez Costa Moreira PUC Minas
Palavras-chave: Acolhimento institucional, Estatuto da Criança e do Adolescente, Construcionismo social, Práticas discursivas, Produção de sentido

Resumo

Este artigo é fruto da dissertação “As políticas de proteção à criança e ao adolescente no Município de Belo Horizonte: o contexto do acolhimento institucional” (2016), que foi elaborada como uma pesquisa qualitativa com o objetivo de conhecer, por meio da triangulação de estratégias metodológicas, as práticas e as narrativas sobre o acolhimento institucional destinadas às crianças e aos adolescentes, na perspectiva dos gestores da política pública e dos trabalhadores das casas de acolhimento institucional. Foi tomado como guia metodológico o construcionismo social, que compreende o conhecimento como socialmente construído. O estudo das narrativas que emergem dos documentos e das entrevistas realizadas com os trabalhadores da política de Assistência Social apontou que as ações de atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias são constituídas em um cenário complexo e dinâmico, e entre a prescrição legal e a prática cotidiana são produzidas contradições, reproduções e transformações dos sentidos do acolhimento institucional.

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Biografia do Autor

Júnia Aparecida Ferreira, Pro-Reitoria de Extensão - PUC Minas
Mestre em Psicologia - Programa de Pós-grauduação em Psicologia PUC Minas
Maria Ignez Costa Moreira, PUC Minas
Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia PUC Minas. Doutora em Psicologia Social pela PUC SP.
Publicado
12-12-2017