O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO PSICODINÂMICO DE UM MENINO COM SINTOMAS INTERNALIZANTES: UMA ANÁLISE COM BASE NO CHILD PSYCHOTHERAPY Q-SET

  • Maiara Castro de Freitas Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
  • Cibele Carvalho Universidade do Vale do Rios dos Sinos - UNISINOS.
  • Vera Regina Röhnelt Ramires Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
Palavras-chave: psicoterapia de crianças, processo psicoterapêutico, transtornos internalizantes, estudo de caso único.

Resumo

Problemas internalizantes são frequentes em crianças, mas os ingredientes
ativos que tornam uma psicoterapia efetiva são ainda pobremente
compreendidos. O objetivo deste estudo foi analisar o processo terapêutico
psicodinâmico de um menino em idade escolar que apresentava sintomas
internalizantes, cujo tratamento foi interrompido após 22 meses. Os
participantes foram o paciente e sua terapeuta. O Child Psychotherapy Q-Set
foi utilizado para analisar o processo terapêutico. Os resultados mostraram
as características da relação terapeuta-paciente e suas transformações.
Fatores como conflitos familiares, aliança terapêutica com os pais, limitação
da capacidade de mentalização do menino, contratransferência, habilidades
e ajustamento da terapeuta ao paciente tiveram impacto no processo
terapêutico, contribuindo para o desfecho observado. Para elucidar questões
em aberto acerca da efetividade e mecanismos de mudança da psicoterapia
psicodinâmica, e para estabelecimento de uma base de evidências consistente,
é imprescindível que se conheça, de fato, o que ocorre e como ocorre no
setting clínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Castro de Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela UNISINOS.
Cibele Carvalho, Universidade do Vale do Rios dos Sinos - UNISINOS.
Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela UNISINOS.
Vera Regina Röhnelt Ramires, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNISINOS.

Publicado
25-09-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos