A LETRA E A ESCRITA A NÃO SE LEREM

  • Ricardo Monteiro Guedes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Palavras-chave: significante, letra, função do escrito, gozo

Resumo

O conceito de letra convoca uma discussão sobre a prática da interpretação
psicanalítica. Assim, objetivamos realizar um percurso sobre a letra e a
hipótese lacaniana de que o escrito não é para ser lido. Recorremos a um
estudo teórico no qual, primeiramente, versamos sobre o significante e a
letra, tal como Lacan propôs no texto A instância da letra no inconsciente
ou a razão desde Freud. Posteriormente, aprofundamos na distinção entre
esses dois conceitos, visando ao Seminário, Livro 18. Por fim, discutimos
a afirmação de Lacan sobre a impossibilidade da leitura do escrito.
Considerando o papel que a letra e a função do escrito assumem no campo
do gozo e no alcance de uma análise, concluímos que a letra não é só distinta
do significante como também corresponde a uma escrita que está no real,
representando, assim, a incidência de um limite do sentido e da própria
interpretação.

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Biografia do Autor

Ricardo Monteiro Guedes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Psicólogo e psicanalista. Mestre e doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado
25-09-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos