OS MOTIVOS PARA VIVER DE UMA AMOSTRA BRASILEIRA

Palavras-chave: Razões para viver, Codificação e categorização, Fatores protetivos

Resumo

Os motivos para viver (MPV) estão relacionados àquilo que faz a vida valer a pena e podem se constituir como fatores protetivos diante do pensamento e comportamento suicida, além de transtornos como a depressão. Porém, além de não haver uma teoria sistematizada, a temática ainda é pouco pesquisada e o foco está sobre os fatores de risco. Visando a maior compreensão e busca de indicadores que norteiem a avaliação desses motivos, o objetivo do estudo foi investigar, em grupos com características diferenciadas, os principais MPV e apresentá-los em categorias. Participaram 690 pessoas, com idades de 18 a 96 anos (M=46,1; DP=22,1), maioria do sexo feminino (59,6%). Os dados foram analisados qualitativamente, com base em uma pergunta disparadora. Os resultados indicaram oito categorias de MPV: suporte familiar, suporte social, espiritualidade/religiosidade, saúde, planos e perspectiva para o futuro, amor-próprio e a vida, realização profissional e aproveitamento da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Celi Pallini, Universidade São Francisco
Psicóloga. Mestranda em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica do programa de pós-graduação da Universidade São Francisco.
Makilim Nunes Baptista, Universidade São Francisco
Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade em Pesquisa – CNPq 1C.
Publicado
01-12-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos