O A POSTERIORI DA PESQUISA EM PSICANÁLISE:
Enlaces entre o tempo da narrativa e o da hospitalidade
Resumo
O artigo explorou a existência de dois tempos na produção de uma investigação: a narrativa do participante e a hospitalidade na escuta do pesquisador. Por meio de um delineamento qualitativo via pesquisa narrativa, que estimulou os relatos dos participantes sobre suas experiências na situação de entrevista (e a partir dela), foram identificados dois tempos que viabilizaram, a posteriori, a produção de novos sentidos para aquele que se narra e para aquele que o acolhe, via escuta sensível. Assim, o enlace entre esses dois tempos proporcionou uma nova leitura do sujeito sobre si e permitiu ao pesquisador compor um singular saber sobre a produção de conhecimento em pesquisa. Constatou-se, como fator potencializador desse processo, a sensibilidade ao outro, uma vez que, ao favorecer condições efetivas à hospitalidade da escuta, o pesquisador lançou luz sobre novos elementos que se constroem a partir do encontro proporcionado nessa modalidade de investigação.
Downloads
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"