ADOLESCENTES ESCOLARES:
cartografias de um grupo terapêutico nômade
Resumo
A adolescência é um processo atravessado por gênero, classe social, contextos socioculturais, entre outros aspectos. Diante desses atravessamentos, surgem múltiplas “adolescências”, que se revelam em suas pluralidades, como um processo em permanente mudança. O objetivo do estudo foi acompanhar adolescentes, investigando a expressão da subjetividade no contexto escolar. Foram realizados grupos terapêuticos semanais que permitiram a expressão dos afetos e afetações por meio de vivências e dinâmicas com diversas temáticas trazidas pelos adolescentes. Um diário de bordo foi usado para acompanhar e registrar os afetos que surgiram nos encontros. Nestes, os jovens relataram que passavam a maior parte do dia na escola, lidando com as formas de ser aluno, revelando que, além de estudar, escolarizavam-se. Juntos, fomos descobrindo as possibilidades da criação e invenção de novas formas de se (vi)ver a adolescência no território escolar, dando passagem às múltiplas singularidades do adolescente-aluno, de forma potente e positiva.
Downloads
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"