ADOLESCENTES ESCOLARES:

cartografias de um grupo terapêutico nômade

  • Djalma Alves Magalhães Gomes Júnior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luciene de Fátima Rocinholi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-5441-2583
Palavras-chave: Adolescência, Escola, Cartografia, Psicologia

Resumo

A adolescência é um processo atravessado por gênero, classe social, contextos socioculturais, entre outros aspectos. Diante desses atravessamentos, surgem múltiplas “adolescências”, que se revelam em suas pluralidades, como um processo em permanente mudança. O objetivo do estudo foi acompanhar adolescentes, investigando a expressão da subjetividade no contexto escolar. Foram realizados grupos terapêuticos semanais que permitiram a expressão dos afetos e afetações por meio de vivências e dinâmicas com diversas temáticas trazidas pelos adolescentes. Um diário de bordo foi usado para acompanhar e registrar os afetos que surgiram nos encontros. Nestes, os jovens relataram que passavam a maior parte do dia na escola, lidando com as formas de ser aluno, revelando que, além de estudar, escolarizavam-se. Juntos, fomos descobrindo as possibilidades da criação e invenção de novas formas de se (vi)ver a adolescência no território escolar, dando passagem às múltiplas singularidades do adolescente-aluno, de forma potente e positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djalma Alves Magalhães Gomes Júnior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Psicólogo, Mestrando - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI - Instituto de Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciene de Fátima Rocinholi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Psicóloga, Doutora em Psicobiologia, Pós-Doutora em Clínica Médica e Neuropsicologia. Professora Adjunta - Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI - Instituto de Educação - Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro.

Publicado
01-12-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos