PSICOLOGIA E INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Crianças, Adolescentes, Instituições de Acolhimento, Estágio supervisionado, Relato de Experiência

Resumo

O acolhimento institucional é uma das medidas aplicáveis aos pais/responsáveis que violaram os direitos fundamentais das crianças e/ou adolescentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência de um estágio não obrigatório em uma instituição de acolhimento, bem como discutir a importância da supervisão e realização das atividades como um espaço potencial. Foram realizadas dez oficinas com participantes do sexo feminino com idade média de oito anos. Cada encontro teve uma duração de aproximadamente duas horas com a abordagem dos seguintes temas: autoestima, vínculo, sonhos/objetivos e Estatuto da Criança e do Adolescente. Pôde-se observar a implicação, empenho, envolvimento das participantes nas atividades, bem como confiança no ambiente das oficinas que proporcionou um espaço potencial para as participantes e para a estagiária. A supervisão e o estudo teórico possibilitaram a expressão, escuta dos afetos e sentimentos emergidos diante do ambiente institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefane Firmino de Oliveira Lima, UFAL

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Saúde do Adulto e Idoso (UFAL), Psicóloga Clínica.

Denise Barros Pereira

Psicóloga Clínica e Institucional em um Serviço de Acolhimento, graduada pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, Especialista em Psicologia Hospitalar e Intervenção em Instituições de Saúde e Gestão em Saúde Pública. 

Paula Orchiucci Miura, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora adjunta da graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado
31-08-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos