CORPO-LINGUAGEM:
EFEITOS DA ESCUTA NO CASO DE UM MENINO COM ATRESIA ESOFÁGICA
Resumo
Este artigo é um relato de experiência sobre a escuta clínica de um menino com atresia esofágica. A análise tem como base de sustentação a teoria psicanalítica. Para isso, foram utilizados recortes clínicos com excertos do caso, enlaçados aos preceitos que sustentaram as intervenções. Este estudo aborda o processo de constituição psíquica concernente à demarcação simbólica do corpo-linguagem e ao desdobramento imaginário do corpo no espelho, além de registros do processo de alienação e separação. As intervenções clínicas produziram efeitos de amarrações simbólico-imaginárias que auxiliaram na inscrição das bordas corporais a partir do discurso do agente do Outro e na autentificação da imagem unificada do corpo. As nomeações de afeto entre corpo e objeto, o enlace pulsional do olhar e da voz, os empréstimos corpóreos e o lugar do intervalo para que o sujeito do inconsciente se manifestasse foram elementos de sustentação do processo de constituição psíquica.
Downloads
Copyright (c) 2021 Carina Chimainski, Amanda Schreiner Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.