IDENTIDADES E DISCURSOS:

A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA LESBIANIDADE

  • Maria Clara Guimarães Souza Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação
  • Priscilla Melo Ribeiro de Lima Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação
Palavras-chave: Identidade, Lesbianidade, Maternidade, Narrativas

Resumo

A lógica binária do discurso hegemônico heteronormativo preconiza uma única forma aceitável de ser mulher baseada na linearidade entre práticas sexuais, desejo, sexo, gênero e sexualidade. As vivências de mulheres lésbicas mães são vistas como inadequadas, resultando em sofrimento psíquico. Os dados analisados foram gerados a partir de entrevistas narrativas com cinco mulheres lésbicas e mães, dentre as quais uma foi analisada. Essa entrevista em profundidade possibilitou o acesso à experiência da maternidade e da sexualidade e a investigação da construção da identidade dessa mulher em um contexto heteronormativo. Os dados foram analisados de acordo com os estudos em Psicologia Social e de autores da Análise Crítica do Discurso sobre identidade, metamorfose e discurso. Nossa pesquisa oportunizou um lugar de escuta e diálogo e possibilitou aprofundar a compreensão de como a participante (re)significou sua história diante do fato da lesbianidade ocupar um espaço de invisibilidade na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Guimarães Souza, Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, em 2018. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP-UFG), início 2018. Atua como psicóloga no Núcleo de Atenção Psicossocial de Jataí/Goiás. Áreas de atuação: Psicologia Social, Teorias Feministas, Gênero e Sexualidade.

Priscilla Melo Ribeiro de Lima, Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da UFG.

Publicado
31-08-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos