ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CONSULTÓRIO NA RUA DA FRONTEIRA

  • Letícia da Costa Nunes Secretaria de assistência social da prefeitura de Dourados, MS
  • Pamela Staliano Universidade de Brasília - UnB
  • Paola Ferreira de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Intervenções Psicossociais, Consultório na Rua, Fronteira

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em caracterizar a formação e o cotidiano laboral dos psicólogos do Consultório na Rua (CnaR) da fronteira entre Ponta Porã-BR e Pedro Juan Caballero-PY, ao que tange sua atuação com a População em Situação de Rua (PSR), a partir da Política de Redução de Danos. Utilizou-se da Cartografia proposta por Deleuze e Guattari para compor a participação nos processos presentes no cotidiano destes profissionais. Os resultados revelaram a complexidade da atenção em saúde diante da facilidade de acesso da PSR à pasta base (crack) e à criminalidade; a desvalorização da profissão no setor público e o despreparo diante das demandas multiculturais apresentadas pelo território. Compreende-se a
necessidade de construção de uma Psicologia plural, que adentre espaços coletivos periféricos como as ruas da fronteira, acionando e monitorando a rede de atenção para a promoção de políticas públicas, respeitando a autonomia, diversidade e pertencimento territorial da PSR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia da Costa Nunes, Secretaria de assistência social da prefeitura de Dourados, MS

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente é psicóloga da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Dourados, MS.

Pamela Staliano, Universidade de Brasília - UnB
Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados.
Paola Ferreira de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Psicóloga pela Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado
02-02-2022
Seção
Artigos / Articles / Artículos