A educação dos filhos com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?

  • Adriana Wagner
  • Graciela Y. de Jou
Palavras-chave: Pais de crianças com TDA/H, Estratégias educativas.

Resumo

Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Na pesquisa sobre esse assunto, a grande maioria dos trabalhos encontrados se refere às dificuldades e ao estresse das famílias, pois o relacionamento entre pais e filhos apresenta-se de forma mais conflituosa que o comum. Este estudo se propôs a estudar os pais de crianças em idade escolar com o diagnóstico de TDA/H, com o objetivo de identificar os tipos de estratégias educativas das quais eles fazem uso e quais consideram mais eficazes na orientação e educação dos filhos, bem como as estratégias mais utilizadas. Para tal, foi realizada a técnica do grupo focal, e entrevistas individuais. No tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Olabuénega (1999), partindo dos seguintes eixos temáticos previamente estabelecidos a partir da literatura existente: descrição da parentalidade; dificuldades educativas dos TDA/H; estratégias educativas utilizadas; eficácia das estratégias. Os resultados mostraram que as estratégias utilizadas são: negociação, bater, castigo, chantagem e a tomada de consciência, como as mais usadas pelos pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-11-2008
Seção
Artigos / Articles / Artículos