AS REFERÊNCIAS LITERÁRIAS EM O DUPLO, DE O. RANK

  • Fabiano Chagas Rabêlo
  • Reginaldo Rodrigues Dias
  • Karla Patrícia Holanda Martins
Palavras-chave: Literatura;, duplo;, infamiliar;, narcisismo;, fantasia

Resumo

Esta é uma pesquisa bibliográfica, em formato de ensaio, que se propõe a resgatar as indicações literárias contidas no artigo de O. Rank, sobre o duplo. Parte-se da discussão do filme O estudante de Praga, cujo roteiro constitui uma rapsódia de motes literários acerca dessa temática, para daí analisar as obras citadas por Rank e repercutir sua influência na metapsicologia psicanalítica, em especial para o desenvolvimento dos conceitos de narcisismo, infamiliar e fantasia. Apontam-se ainda algumas implicações do fenômeno do duplo para a abordagem de temas clínicos da atualidade: a dinâmica das construções delirantes nas psicoses, a passagem ao ato e o acting out e as especificidades do trabalho do luto. Defende-se que o ensaio sobre o duplo demonstra a potência que a pesquisa clínica pode adquirir ao estreitar a interlocução com a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Chagas Rabêlo

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPDPar), participante da Letra Freudiana, Escola de Psicanálise, psicanalista.

Reginaldo Rodrigues Dias

Doutorando em Psicologia pela UFC, professor da UFPDPar, psicanalista.

Karla Patrícia Holanda Martins

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFC, psicanalista.

Publicado
07-04-2022
Seção
Artigos / Articles / Artículos