Alguns registros em torno da história do curso de Psicologia da PUC Minas no Coração Eucarístico
Resumo
Trazer à reflexão da comunidade universitária e, de modo especial, do grande grupo que integra a categoria dos psicólogos brasileiros alguns registros colhidos ao longo da existência do Instituto de Psicologia da PUC Minas, da posição privilegiada de obser vador participante, em diversos papéis, sem a pretensão de fazer história, no sentido acadêmico do termo, eis a tarefa a que me propus neste texto. O percurso de 50 anos do Instituto de Psicologia é exposto pela descrição de um panorama de multiplicidade teórico-prática e seus avanços conquistados por um posicionamento claro do compromisso da Psicologia com a sociedade e sua transformação. Integrar o saber acadêmico com a formação profissional tem sido um desafio enfrentado cotidianamente, sobretudo a partir de um maior nível de qualificação dos docentes, da implantação do Programa de Pós-graduação
Stricto Sensu em Psicologia, do crescimento da pesquisa e da produção acadêmica, e, mais recentemente, da busca de integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.