Efeitos de letras de músicas em comportamentos pró-sociais

  • Carlos Eduardo Pimentel Universidade Federal da Paraíba
  • Hartmut Gunther Universidade de Brasília
  • Bárbara Monteiro Farias da Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: Letras de música, Comportamento pró-social, Afetos Positivos.

Resumo

Diversos estudos na Psicologia demonstraram os efeitos de filmes e video games violentos no comportamento agressivo. No entanto essa influência foi pouco explorada em estudos para comportamentos pró-sociais. O objetivo foi verificar o efeito de letra de música pró-social, considerando o papel moderador de variáveis pessoais e mediador dos afetos com base no modelo geral da aprendizagem. Participaram deste estudo 63 universitários, e foram utilizados instrumentos de preferência musical, autoestima, agradabilidade e pró-sociabilidade. Apresentava-se primeiro a letra de música em aparelho de som, e os sujeitos acompanhavam a letra de música traduzida; ao final da música, os participantes recebiam o questionário. Uma manova mostrou que os participantes expostos à música pró-social apresentaram mais comportamentos pró-sociais do que os expostos à música neutra, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa. Entretanto foram verificados efeitos indiretos da letra de música pró-social em comportamentos pró-sociais, tendo os afetos positivos como variável mediadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba
Professor Adjunto I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.
Hartmut Gunther, Universidade de Brasília
Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília. Doutor em Psicologia Social pela Universidade da Califórnia, Davis.
Bárbara Monteiro Farias da Silva, Universidade de Brasília
Estudante da graduação em Psicologia da Universidade de Brasília.
Publicado
12-12-2017