Blumenau e as memórias de Maria: as enchentes da década de 1980 a partir de experiências de vida

  • Patricia Bieging Universidade de São Paulo
Palavras-chave: memória individual, memória coletiva, História Oral, construção social

Resumo

Este artigo traz as memórias de Maria acerca das grandes enchentes de 1983 e 1984 ocorridas em Blumenau-SC. O objetivo é evidenciar os acontecimentos que não estão impressos na história “oficial” da cidade. Esta pesquisa segue metodologia qualitativa com base em história oral. Os dados foram captados por entrevista em profundidade. Como conclusão, percebe-se que Maria, por vezes, assume o papel de protagonista e, por vezes, de testemunha ocular, trazendo uma memória que imprime não somente os acontecimentos das tragédias, mas o resgate das raízes da cultura alemã. Apesar de Maria evidenciar a dura realidade que viveu no período, em suas falas, parece não fazer parte delas. O sofrimento do outro se mostra maior. Isso é evidenciado quando reproduz narrativas que giravam de boca em boca e pelo rádio, tomando uma dimensão maior do que sua própria experiência em relação às tragédias.

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Biografia do Autor

Patricia Bieging, Universidade de São Paulo
Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP), Mestre em Educação, na linha Educação e Comunicação (UFSC), especialista em Propaganda e Marketing (Estácio de Sá) e graduada em Comunicação Social, habilitação em Propaganda e Marketing (UNISUL). É parecerista do Programa FUMDES - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. É avaliadora Ad Hoc do International Scholars Journals (EUA), do Educational Research (Reino Unido e Nigéria), do Aloy Journal of Soft Computing and Applications, da Revista Intexto da Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Revista Vozes e Diálogo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e da Revista Entrelinhas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Faz parte do Comitê Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural. Leciona em disciplinas de cursos do programa de pós-graduação em Comunicação. Trabalha com comunicação há 20 anos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telecomunicação, planejamento e marketing corporativo e cultural. Suas publicações abordam temas ligados a: televisão, transmídia, identidade cultural, estereótipo, subjetividade, práticas culturais e de consumo. Em 2011 publicou o livro sob título: Populares e Perdedores: crianças falam sobre os estereótipos da mídia.
Publicado
12-12-2017