Neurônios-espelho como possível base neurológica das habilidades sociais

  • Vinícius Renato Thomé Ferreira Faculdade Meridional - IMED
  • William Weber Cecconello IMED/Faculdade Meridional. Bolsista de IC
  • Mariana Rodrigues Machado IMED/Faculdade Meridional. Aluna de especialização
Palavras-chave: Neurônios-Espelho. Habilidades Sociais. Neuropsicologia. Neurociência.

Resumo

Os neurônios-espelho (NE), descobertos ao final da década de 1990, foram relacionados com o controle de ações fundamentais no repertório motor, como o manejo de comida e objetos e a comunicação por meio de expressões faciais. Posteriormente também se supôs que tivessem relação com comportamentos mais complexos, tais como a compreensão da intencionalidade do ato alheio. As habilidades sociais (HS) são comportamentos aprendidos em contato com o meio e que procuram adaptar o indivíduo a seu ambiente. Assim, é possível que haja relação entre o funcionamento dos NE e das HS. Este artigo visa a apresentar os conceitos de HS e NE, sugerindo uma relação entre ambos, podendo se constituir numa das bases biológicas do comportamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Renato Thomé Ferreira, Faculdade Meridional - IMED
doutor em Psicologia pela pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1998), especialista em Relações Familiares pela UPF (2002), e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Coordenou a estruturação da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional (IMED) e atualmente é Diretor Acadêmico. Foi professor da Universidade do Contestado e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campi Erechim e Santo Ângelo em nível de graduação. Realizou atendimentos psicológicos na clínica de 2000 a 2009. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, bioética, psicopatologia, psicologia evolucionista, psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicoterapia. Desenvolve trabalhos de divulgação científica e da psicologia e é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
William Weber Cecconello, IMED/Faculdade Meridional. Bolsista de IC
Acadêmico da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional, IMED. Atualmente é Bolsista FAPERGS com pesquisa em Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social e desenvolve atividades na área de recrutamento e seleção na empresa Integra. Realizouformação complementar nas áreas de Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia. Interesse em pesquisas na área de comportamento e cognição.
Mariana Rodrigues Machado, IMED/Faculdade Meridional. Aluna de especialização
Possui Graduação em Psicologia pela IMED Faculdade Meridional. Bolsista Desempenho IMED. Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, IMED - Faculdade Meridional. Têm experiência na área Psicoterapia com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. Atua como psicóloga clínica e orientadora educacional
Publicado
12-12-2017