Imigração e dinâmica familiar: uma revisão teórica

  • Ana Paula Sesti Becker UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Lucienne Martins Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Maria Aparecida Crepaldi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Palavras-chave: Migração, Psicologia Intercultural, Família

Resumo

No panorama contemporâneo, são constantes as expansões das fronteiras internacionais, as quais desencadeiam um impacto decisivo na vida dos indivíduos e nos contextos socioculturais, especialmente no universo relacional da família. Assim, objetiva-se analisar a produção científica entre o processo migratório e a dinâmica familiar de imigrantes. Realizou-se o levantamento bibliográfico a partir de buscas em bancos de dados nacionais e internacionais, mediante descritores preestabelecidos. A análise dos documentos foi delimitada entre o período de 1980 a 2013. Compreenderam-se produções de artigos científicos, teses e dissertações. Os aspectos metodológicos e semânticos foram reunidos em cinco categorias de análise. Os resultados apontam lacunas existentes na produção científica relacionada estritamente ao tema de migração e dinâmica familiar. Em seguida, destacam o processo de adaptação cultural que as famílias vivenciam ao imigrarem. Discute-se a ênfase conferida às dimensões psicossociais que norteiam o ciclo vital da família a partir do processo migratório. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Sesti Becker, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina PPGP/UFSC, vinculada ao Laboratório de Psicologia da Saúde e da Família (LABSFAC/UFSC) Linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI (2012) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é docente em Psicologia pela UNIFEBE, Centro Universitário de Brusque/SC e cursa Especialização em Psicologia Clínica (Terapia Familiar Sistêmica) pelo Instituto Familiare; também desenvolve atividades terapêuticas de atendimento familiar. Integrou a equipe da Clínica Intercultural no SAPSI, Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (2013 a 2014) e o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, culturas e migrações (NEMPsiC/UFSC, 2013 a 2015). Interessa-se pelos seguintes temas: Família, desenvolvimento infantil, ciclo vital, redes de apoio social, conjugalidade e transição para a parentalidade.
Lucienne Martins Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Professora Adjunta III na Universidade Federal de Santa Catarina, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia e coordena o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá, possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários - Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia - Université Laval, Canadá (2000). Professeur Associé na Université du Québec à Montréal (UQAM), Colaboradora na Unité dEthnopsychiatrie et de Stress Post-traumatique (Universidade Laval - Canadá) e do Service dAide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CSSS, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental". Atualmente faz parte do corpo docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFSC, na área de concentração Atenção em Urgência e Emergência. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, migrações, refúgio e saúde mental, violência (vítimas e agressores), homicídio conjugal.
Maria Aparecida Crepaldi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo - ITF e Association Parisiènne de Recherche et Thérapie Familiale - APRTF, França. Título de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal - UQÀM (2007-2008). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2008). Professora Associada da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM). Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-UFSC. Docente do Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde HU - UFSC. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC de 2011.02 à 2013.01.Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Psicologia da Família. É consultora da do CNSH (Conseil de Recherche en Sciences Humaines), Canadá.
Publicado
12-12-2017