Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual

  • Gisele Roberta Coelho UFSCar
  • Juliane Ap. de Paula Perez Campos UFSCar
  • Priscila Benitez UFSCar
Palavras-chave: deficiência intelectual, educação especial, família, inclusão escolar, trajetória escolar

Resumo

O envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
12-12-2017