Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista

  • Nelson Pedro Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Camila Mendes Prado Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Camila Rippi Moreno Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: Adolescentes, Ensino Médio, Psicologia Ética, Psicologia Escolar, Psicopedagogia Ético-Construtivista

Resumo

São notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida.

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Biografia do Autor

Nelson Pedro Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Professor Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Camila Mendes Prado, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Graduanda em Psicologia, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Camila Rippi Moreno, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Graduanda em Psicologia, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Publicado
12-12-2017