O cientificismo de Freud na encruzilhada do sistema da consciência

  • Juliano Moreira Lagoas Professor Adjunto de Psicologia no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e Pesquisador-Colaborador no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB)
  • Daniela Scheinkman Chatelard Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Consciência, Percepção, Inconsciente, Ciência, Psicanálise

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que as dificuldades e impasses aos quais Freud é conduzido em sua reflexão sobre o tema da consciência no Projeto para uma psicologia científica, de 1895, longe de serem simplesmente um escolho à elaboração de uma teoria científica do funcionamento psíquico, à naturalização do psiquismo, constituem uma condição positiva para a hipótese do inconsciente. Pois, enquanto decorrem justamente da persistência de Freud no caminho de uma física dos processos psíquicos, psicofísica, essas dificuldades e impasses impulsionam a invenção de um novo modelo teórico para se pensar o psiquismo e, nesse sentido, medem o teor da novidade posta em curso pelo programa freudiano de uma psicologia científica. Ver-se-á, assim, que a descoberta do inconsciente está intimamente ligada às aspirações científicas de Freud, das quais o Projeto para uma psicologia científica nos fornece um testemunho incomparável.

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Biografia do Autor

Juliano Moreira Lagoas, Professor Adjunto de Psicologia no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e Pesquisador-Colaborador no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB)
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei/MG (2006). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos/SP (2010) e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2016).Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em Psicanálise, Epistemologia, Fenomenologia e História dos Sistemas Psicológicos. Atua principalmente nos seguintes temas: sujeito, percepção, corpo, saúde mental e crítica da razão moderna .
Daniela Scheinkman Chatelard, Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1991), mestrado em Psicanalise - Universite de Paris VIII (1994) e doutorado em Filosofia - Universite de Paris VIII (1999). Atualmente é professora associada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência, constituição subjetiva, objeto, sujeito, gozo e desejo. Bolsista Produtividade nível 2 - Cnpq.
Publicado
21-12-2018
Seção
Artigos / Articles / Artículos