ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar

  • Pollianna Galvão Universidade de Brasília
  • Claisy Maria Marinho Araujo Universidade de Brasília
Palavras-chave: Psicologia escolar, ONG, história

Resumo

Este artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Pollianna Galvão, Universidade de Brasília
Psicóloga com mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília, pesquisadora do Laboratório de Psicologia do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.
Claisy Maria Marinho Araujo, Universidade de Brasília
Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília.
Publicado
21-12-2018
Seção
Artigos / Articles / Artículos